TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO-PROBLEMA DE SALIM

Por:   •  9/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

SITUAÇÃO-PROBLEMA DE SALIM

SÃO PAULO

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

SITUAÇÃO-PROBLEMA DE SALIM

Trabalho apresentado para a disciplina Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital, como atividade prática supervisionada sob a responsabilidade da Profa. Dra. Tatiana Iuriko Kawasaki Nakabayashi

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

1.Introdução...............................................................................................................4

1.1. Desenvolvimento físico..............................................................................4

        1.2. Desenvolvimento cognitivo........................................................................5

1.3. Desenvolvimento psicossocial...................................................................5

2. Apresentação da situação-problema..................................................................8

3. Análise da situação-problema.............................................................................9

4. Considerações finais……………………………...................................................12

5. Referências bibliográficas.................................................................................13

  • Introdução

     O presente trabalho tem como finalidade analisar e identificar aspectos da vida de Salim relativo ao seu desenvolvimento que foram apresentados na situação-problema fundada em levantamento teórico. O trabalho irá abordar os principais tópicos sobre o desenvolvimento durante a infância, as relações interpessoais e as consequências no seu comportamento.

  • Desenvolvimento físico 

     Segundo Nakabayashi, na primeira infância (período de 0 a 2 anos de idade) é onde ocorre de forma mais evidente o desenvolvimento físico, e inclusive é quando o cérebro humano se desenvolve mais rapidamente e ocorre a sinaptogênese - que acontece em “surtos” -.

     Segundo Nakabayashi, ainda na primeira infância ocorre a mielinização, e isso reflete nos movimentos realizados pelo recém-nascido, isso inclui a forma em que ele brinca e responde a estímulos. Ainda nesse período ocorre o desenvolvimento das habilidades sensoriais: visão, audição, paladar, olfato e tato e também ocorre mudanças nas habilidades perceptuais e no desenvolvimento motor.

     Segundo Nakabayashi, nos primeiros meses de vida do recém-nascido, ele se mantém acordado por apenas 3 horas do dia e o tempo de sono vai diminuindo conforme os meses de vida e com a evolução neurológica.

     Segundo Nakabayashi, na segunda infância (que dura dos 2 anos de idade até os 6 anos) o desenvolvimento é menos acentuado e mais prenunciado, nesta idade é que ocorre o aprimoramento físico do que foi adquirido na primeira infância e é nessa fase que o infante atinge a maturidade do campo de visão e também ocorre o refinamento das habilidades que já foram adquiridas. Segundo Nakabayashi, nessa idade espera-se que o sono vigília da criança venha a ser estável, e é nessa fase em que a criança pode apresentar distúrbios noturnos como pesadelos e enurese.

    Segundo Nakabayashi, na terceira infância (de 6 a 12 anos de idade) o desenvolvimento físico é um pouco mais vagaroso, ocorrem mudanças qualitativas nos sistemas corporais e é quando ocorre a liberação de muitos hormônios que é influenciador do crescimento e desenvolvimento físico, é quando se desenvolve a cognição espacial e aprimoramento da percepção de figura-fundo

  • Desenvolvimento cognitivo

     Na primeira infância, segundo Piaget a criança encontra-se no estádio sensório motor do desenvolvimento cognitivo, aos poucos o bebê poderá se organizar com práticas que relacionam o seu ambiente através das atividades motoras.

     Nesse estágio do desenvolvimento os comportamentos da criança passam de reflexos para intencionais. O recém-nascido vive o momento imediato, com o decorrer do tempo ocorre à instauração da representação simbólica do objeto. Na Segunda Infância, para Piaget, a criança encontra-se no estádio pré-operatório, ou seja, antes do pensamento lógico, nessa fase já instaurou a representação simbólica dos objetos, aprimoramento da linguagem, memória e atenção e o jogo imaginativo são importantes manifestações desse estágio, o pensar ainda não representa a logicidade. As brincadeiras nesse período são regidas por regras simples e compartilhadas.

     Durante a Terceira Infância, a criança encontra-se no estádio operatório concreto, segundo Piaget. Consegue resolver problemas lógicos, mas ainda não conseguem pensar abstratamente. Há o refinamento da atenção, memória e linguagem e já possui raciocínio moral.

  • Desenvolvimento psicossocial

     De acordo a teoria de desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson, as crianças, no transcorrer do seu desenvolvimento passam por alguns estágios psicossociais marcados por crises bem específicas.

     Durante a primeira infância ocorre a formação do apego e a condição deste vínculo entre o bebê cuidador que é fator preponderante em relação aos vínculos futuro. Nessa fase a criança passa por duas crises, a primeira é a de confiança x desconfiança, essa crise costuma acontecer no primeiro ano, a criança precisa desenvolver um senso de confiança básica no que se pode esperar e receber do seu ambiente ao redor, representando pelo seu principal cuidador. A Segunda crise é a da autonomia x vergonha, essa crise costuma ocorrer entre o primeiro e o terceiro ano, nesse estágio a criança desenvolve senso de mobilidade e autonomia física, ocorre, portanto, a passagem do controle externo exercido pelo cuidador para o autocontrole. Se esta fase não for guiada pelo cuidadores, a criança pode experimentar muitos fracassos e as novas oportunidades de exploração podem gerar vergonha e dúvida ao invés de um senso básico de autonomia. Nessa fase do desenvolvimento deve-se ser apresentadas as noções de limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com