TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO COM SITUAÇÃO PROBLEMA - SALIM

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 7

 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]

Curso de Psicologia

Campus Vergueiro

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO COM SITUAÇÃO PROBLEMA

SÃO PAULO

2019[pic 2]

Alberto Dias do Nascimento

RA: D993089

Aline Paixão Dallaqua

RA: F03CHA6

Bianca Eugenio Nunes Berto

RA: D9879J0

Daphne de Abreu Sousa

RA: D9544G3

Juliana Alves da Silva

RA: D8815J8

Raimundo Nonato Oliveira

RA: D854798

Stephanie Monterani de Oliveira

RA: F01FII7

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO COM SITUAÇÃO PROBLEMA

                                         

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital no curso de graduação de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP

Prof.ªTatiane Arten

SÃO PAULO

2019[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

  1. Introdução............................................................................................................03
  2. Referencial Teórico..............................................................................................04
  3. Situação Problema...............................................................................................06
  4. Reflexão...............................................................................................................07
  5. Conclusão ...........................................................................................................08

 6.   Referências Bibliográficas...................................................................................09

[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da observação, embasada nas teorias científicas acerca dos fenômenos do desenvolvimento da criança, de uma situação problema determinada, envolvendo o menino Salim.  

Com base na pesquisa bibliográfica efetuada e dentro do contexto apresentado na situação foram avaliados os aspectos físico, cognitivo, linguagem, perceptual, social e familiar do menino Salim, além de sua personalidade.

Sob a perspectiva do período cronológico em que se encontra Salim, relacionamos tais aspectos à etapa de vida descrita pela bibliografia científica levantada, para a reflexão necessária.

A relação familiar envolvida no caso também foi abordada, com especial destaque à importância do vínculo afetivo e responsabilidade dos pais no processo de desenvolvimento da criança.

Outro objetivo alcançado com a análise do caso Salim foi desenvolver a articulação entre teoria e prática, eliminando-se julgamento e senso comum, na análise científica da situação problema.

Para tanto, a pesquisa bibliográfica inicial baseou-se nos referenciais teóricos sobre o ciclo do desenvolvimento vital da criança, aprofundando-se em sequência nos estudos sobre a importância do contexto familiar na formação da personalidade.

Tal fundamento científico propiciou reflexões sobre os diversos aspectos biopsicossociais envolvidos na situação problema, a fim de compreender o processo de desenvolvimento do personagem Salim e a participação da família nesta dinâmica.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Na análise do caso, utilizamos como pressupostos teóricos as abordagens: do desenvolvimento psicossocial de Erikson, da aprendizagem social de Bandura e dos estágios cognitivos de Piaget.

Na concepção de Erikson (Alemanha, 1902-1994), o desenvolvimento abrange oito estágios durante o curso de vida, sendo que em cada um deles há um tema psicossocial essencial e particularmente importante ao momento. Sob esta vertente, Salim se encontra na fase "construtividade versus inferioridade", sendo necessário que aprenda as habilidades produtivas da cultura na qual se insere, a fim de não experimentar sentimentos de incompetência. Dito de outro modo, Salim está desenvolvendo, por meio de suas interações sociais, em especial na escola em que frequenta, sentimentos de orgulho e competência na razão direta de suas realizações (o tornar-se produtivo). Portanto, quanto maior for o aumento das competências de Salim, tanto em seus relacionamentos quanto nas habilidades acadêmicas, melhor será seu desenvolvimento psicossocial.

Albert Bandura (Canadá, 1925-), por sua vez, sustenta que o impulso para o desenvolvimento infantil é bidirecional, ou seja, a criança atua no mundo enquanto o mundo atua nela. Num determinismo recíproco, o ambiente e o modelo determinam o comportamento do indivíduo e vice-versa. O comportamento não precisa ser reforçado para ser aprendido. Por este enfoque, Salim aprende não somente pelas respostas do meio ao seu comportamento, mas também a partir de modelos observados e imitados. Ele adquire experiências observando as consequências dentro do seu ambiente, assim como as vivências das pessoas aos quais convive. Assim sendo, ao formar seus padrões de julgamento, Salim desenvolverá em consequência a noção de auto eficácia.

Jean Piaget (Suíça, 1896-1980) descreve que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro padrões (universais no desenvolvimento e qualitativamente diferentes) e por meio de três processos inter-relacionados: organização, adaptação e equilibração. Com base nesta teoria, Salim encontra-se no estágio de operações concretas, já detendo noção de tempo (passado, presente e futuro) e de causalidade (relações entre os fatos e acontecimentos) e competência para resolver problemas lógicos focados no aqui e agora. Embora consiga raciocinar de forma coerente, as ações se referem a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas de forma concreta. Até os 11 anos, o egocentrismo deverá ceder lugar paulatinamente à capacidade emergente de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com