TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA PSICOLOGIA

Trabalho Universitário: A SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  6.305 Visualizações

Página 1 de 3

A subjetividade como objeto da psicologia

Definições segundo o texto do livro:

I

A identidade da psicologia é o que a diferencia dos demais ramos das ciências humanas, e pode ser obtida considerando-se que cada um desses ramos enfoca o homem de maneira particular. Assim, cada especialidade - a Economia, a Política, a Historia etc. – trabalha essa matéria-prima de maneira particular, construindo conhecimentos distintos e específicos a respeito dela. A psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, especifica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.

II

Nossa matéria prima, portanto, é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) – é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem ação e tudo isso esta sintetizada no termo subjetividade.

III

A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.

IV

A subjetividade é o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivencias e de sua constituição biológica; e, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.

V

A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. É o que constitui o nosso modo de ser: sou filho de japoneses e militantes de um grupo ecológico, detesto Matemática, adoro samba e Black music, pratico ioga, tenho vontade, mas não consigo ter uma namorada. Meu melhor amigo e filho de descendentes de italianos, primeiro aluno da classe em Matemática, trabalha e estuda, é Atleticano fanático, adora comer sushi e navegar pela internet. Ou seja, cada qual é o que é: sua singularidade.

VI

A síntese da subjetividade apresentada não e inata ao individuo. Ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre este mundo.Criando e transformando o mundo(externo), o homem constrói e transforma a si próprio.

VII

De certo modo, podemos dizer que a subjetividade não só é fabricada, produzida, moldada, mas também é automoldavel, ou seja, o homem pode prover novas formas de subjetividade, recusando-se ao assujeitamento e á perda de memória imposta pela fugacidade da informação; recusando a manifestação que exclui e estigmatiza o diferente, a aceitação social condicionada ao consumo, à medicalização do sofrimento.

VIII

Por fim, podemos dizer que estudar a subjetividade, nos tempos atuais, é tentar compreender a produção de novos modos de ser, isto é, as subjetividades emergentes, cuja fabricação é social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com