TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Mental

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

O movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira contou com a participação de diversos atores sociais. Juntos portadores de sofrimento mental, profissionais da área da saúde e sociedade civil lutaram contra um modelo assistencial dominante. O que possibilitou a construção de um novo paradigma na área da saúde mental. As transformações que sucedem a esse movimento permitiram a constituição da Política de Saúde Mental e abriram espaço para a reflexão e construção de um novo modo de pensar o sofrimento mental e o seu tratamento.  

Essas transformações no âmbito da Saúde mental são um desafio constante, como pontua Yasui e Rosa (2008), presente principalmente na rotina dos profissionais de saúde mental, usuários dos serviços e comunidade. É preciso desconstruir o modelo hospitalocêntrico, uma lógica pautada no paradigma ambulatorial: saúde/ doença e construir um modelo psicossocial que pensa o sujeito na sua realidade social. O paradigma psicossocial descentraliza a figura do hospital, da medicina e do medicamento, abrindo espaço para a interdisciplinaridade em que é possível pensar o sujeito considerando aspectos físicos, psíquicos, sociais, econômicos e culturais.

Com a Reforma Psiquiátrica aqueles que antes eram excluídos dos vínculos sociais e não tinham voz em seu próprio tratamento, passam a ter assegurados por lei, o direito de participar da construção das práticas de saúde mental, seus serviços e dispositivos. Surge a necessidade de romper com a exclusão e criar maneiras de construir meios que possibilitem a inclusão e a autonomia.

As transformações necessárias para que essa mudança de paradigma e a construção de novas práxis sejam delineadas, não é algo simples. De acordo com Yasui e Rosa (2008) elas perpassam principalmente por dois pontos que precisam ser pensados pelos profissionais que hoje atuam nessa área: a formação permanente e a construção de uma rede de atenção e cuidado.

Nesse sentido podemos refletir que a formação dos profissionais pode atuar como um impasse na construção desse novo modelo psicossocial. A formação acadêmica é permeada principalmente pelo modelo anterior, ou seja, uma formação fragmentada e isolada. Muitos profissionais não possuem preparação para a atuação no campo da Saúde Mental por não terem uma formação que pense e possibilite a participação e a autonomia dos indivíduos com sofrimento mental. O saber apresentado por essas instituições é pautado no modelo hegemônico de práticas curativas, individuais, assistencialistas e divididas por especialidades. A formação precisa ser um espaço de visão integral da saúde, ou seja, enxergar o indivíduo a partir de uma concepção interdisciplinar e multiprofissional.

Trata-se de romper com o modelo ambulatorial que centralizava o lugar do hospital, do sintoma e do saber psiquiátrico e  a partir das ações das Estratégias de Atenção Psicossocial pensar a construção da saúde mental no campo da saúde coletiva construída por diversos saberes e atores sociais.

Os CAPS são os principais dispositivos da atual política de saúde mental, Yasui e Rosa (2008) pontuam que a lógica ambulatorial permanece nesse sistema, o que os afastam da prática até então pensada e idealizada: a busca pelo novo. Os CAPS em vários momentos replicam a ideia de repressão a loucura e medicalização do que se apresenta fora da “norma”. Não existe, portanto, um espaço que possibilite a autonomia e a criatividade uma vez que é replicada a lógica de sujeição e produção de uma subjetividade que seja socialmente aceita, descaracterizando assim os ideais da Reforma Psiquiátrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com