TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Mental

Por:   •  26/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

SAÚDE MENTAL

O que é: Estado de clareza, compreensão e força psicoemocional, onde se tem domínio e reconhecimento de habilidades, sendo capaz de lidar com os estresses normais da vida, podendo trabalhar de forma produtiva e frutífera, tendo capacidade de contribuir para sua comunidade. [OMS]

E no cérebro?

As regiões responsáveis pelo nosso estado mental são a Amigdala, o Hipocampo e o Córtex Frontal. Dormir e alimentar-se mal e estar emocionalmente estressado estimulará a produção dos hormônios do estresse, especialmente o cortisol, podendo diminuir a atenção, percepção espacial e memória e tornando o sobrepeso um risco.

Na maioria dos casos, a população mais acometida pelos transtornos mentais e emocionais está entre 15-30 anos. Vários fatores podem desencadear um transtorno mental como mudanças, fatores genéticos, fatores sociais, econômicos e= culturais e uso de substâncias psicotrópicas, como o álcool, a maconha e outras drogas.

Principais sinais:

  • Irritabilidade
  • Queda do rendimento e desempenho acadêmico
  • Isolamento
  • Verbalização de sentimentos negativos como tristeza, desespero, angústia, sofrimento, desesperança e etc.

Para diminuir os riscos: Eliminar o consumo de drogas, realizar atividades físicas e melhorar a qualidade da alimentação.

“Estando numa situação que ela [a pessoa] começa a ter a percepção de que precisa de ajuda, e mais que a percepção da necessidade de ajuda, aceitar essa ajuda, é fundamental que se procure os profissionais capacitados especificamente praquilo, principalmente psicólogos e psiquiatras. Para ajudar na promoção do bem-estar do indivíduo. Não só pra resolver o problema.” — Caio Uehara, professor de Psiquiatria da FCM-PB, para o Youtube através do canal Ciências Médicas Hoje, adaptado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com