TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Mental e Depressão

Por:   •  11/5/2023  •  Ensaio  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

Assim, o afeto positivo reduzido envolve sintomas como humor
deprimido, mas também perda da felicidade, da alegria, do interesse, do prazer,
da vigilância, da energia, do entusiasmo e da autoconfiança (Figura 6.46, à
esquerda).

Um importante fator biológico da depressão é a genética.

Estudos têm mostrado que indivíduos com histórico familiar de depressão são mais propensos a desenvolver o transtorno. Isso sugere que pode haver um componente genético para a depressão, embora os genes específicos envolvidos ainda não sejam totalmente compreendidos.

Neurotransmissores e Depressão

Outro importante fator biológico da depressão são os neurotransmissores. Estas são substâncias químicas no cérebro que ajudam a regular o humor e as emoções. Quando os níveis de certos neurotransmissores, como serotonina e dopamina, estão desequilibrados, isso pode levar a sintomas de depressão.

Existem muitos fatores diferentes que podem afetar os níveis de neurotransmissores, incluindo estresse, dieta e medicamentos.

Exercícios no Tratamento da Depressão

Embora a medicação e a terapia sejam comumente usadas para tratar a depressão, o exercício também é um tratamento eficaz. O exercício libera endorfinas, que podem melhorar o humor e reduzir os sintomas de depressão. Além disso, o exercício pode ajudar as pessoas a desenvolver um senso de controle sobre seus corpos e mentes, o que pode ser fortalecedor para aqueles que lutam contra a depressão.

Existem muitos tipos diferentes de exercícios que podem ser úteis no tratamento da depressão. Exercícios aeróbicos, como correr, andar de bicicleta ou nadar, são particularmente eficazes. No entanto, treinamento de força e ioga também podem ser benéficos. É importante encontrar uma rotina de exercícios que funcione para cada indivíduo, pois as necessidades e preferências de cada um são diferentes.

A melancolia é apenas um estado de tristeza que comum que pode emular alguns dos sintomas já citados.

Depressão -Tem maior intensidade dos sintomas. Dura meses e até anos e acabam atrapalhando a vida do indivíduo. É comum não estar claro as causas da depressão, pois está relacionada com conteúdos inconscientes e questões biológicas complexas. Requer uso de medicação e psicoterapia.

Tristeza - A intensidade é menor, na maioria dos casos há consciência das causas envolvidas. (luto, perda de empregos, término de relacionamentos) na tristeza comum não costuma exceder o tempo de seis semanas a dois meses. Geralmente apenas a terapia é o suficiente.

Apesar de muitas vezes ser desencadeada por perdas, a depressão não é o mesmo que o sentimento normal do luto, mesmo que marcante. Entretanto, a distinção entre luto normal, mas intenso, e depressão nem sempre é fácil.[pic 1]

Fatores socias

Considerada a música mais triste do mundo, Gloomy Sunday (Domingo Sombrio, em tradução livre), do compositor húngaro Rezsõ Seress, foi gravada em meados da década de 1930, a faixa também ficou conhecida como “Canção do Suicídio” ou “Música Húngara Suicida”.

Desde o ápice de seu sucesso, por volta de 1935, Gloomy Sunday foi responsável por induzir mais de 100 pessoas ao suicídio. Inclusive, Seress acabou com a própria vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (277.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com