TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Mental e Psicossomática

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAÇÃO:

CURSO: Psicologia

SEMESTRE/ANO: 2-2019

DISCIPLINA: Saúde Mental e Psicossomática

PERÍODO MINISTRADO: 4º período

PROFESSOR: MsC Ingrid Quintão

CARGA-HORÁRIA: 40 horas

E-mail: ingrid.quintao@unieuro.edu.br 

TURMA: 730351 e 730431

TURMA/HORÁRIO: 2ª Feira - matutino | Unidade II - Águas Claras

2. EMENTA:

Introdução teórica ao campo da saúde mental. História e conceito de loucura. Pesquisas sociológicas sobre questões da saúde-doença e da organização das práticas da saúde. Epidemiologia em saúde mental. Saúde mental e trabalho. A Saúde Mental nas relações sociais, na família. Saúde mental e sociedade. Bases psicanalíticas das teorias psicossomáticas e a referência a teorias de autores: Michel Fain, Léon Kreisler, Joyce McDougall, Christophe Dejours e D. W. Winnicott. Debates atuais em Saúde mental no Brasil (aspectos psicossociais).

3. OBJETIVOS:

3.1 Geral

Analisar as inter-relações entre saúde mental e as teorias psicológicas, bem como a perspectiva saúde-doença nas políticas de saúde mental no Brasil.

3.2 Específicos

Refletir sobre as relações saúde-doença, na perspectiva biopsicossocial, tendo como referências as bases teóricas, epistemológicas e pesquisa científicas.

Descrever as manifestações de cunho psicossomático e seu funcionamento.

Diferenciar fenômenos psicossomáticos de manifestações físicas.

Distinguir psicogênese, sintomas conversivos, somatização, hipocondria e fenômenos psicossomáticos.

Identificar as correntes atuais da psicossomática e suas relações com as teorias psicológicas de base analítica.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade I: Saúde mental no Brasil: políticas públicas, legislação, atendimento e direitos humanos.

Unidade II: Perspectivas históricas da psicossomática

  1. Trajetória da antiguidade ao renascimento;
  2. Contribuições da medicina.

Unidade III - Inter-relações o corpo e mente e saúde e doença

  1. Relação corpo/mente: unidade de estudo;
  2. Perspectivas atuais da relação saúde/doença.

Unidade IV: Freud e a relação corpo-mente

3.1. O corpo entre o biológico e o erógeno;

3.2. Construtos de inconsciente e pulsão;

3.3. Sintomas conversivos: mecanismo de defesa do Ego;

3.4. Olhar da psicanálise para o desenvolvimento da psicossomática.

Unidade V - Correntes Modernas de Psicossomática: matrizes teóricas e seus fundadores.

5. ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO

Como disciplina teórica, servirá de base principalmente para o estudo dos campos de atuação do psicólogo nos mais diversos serviços, tendo como articulação as disciplinas: Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos, Técnicas e Exames Psicológicos, Psicopatologia.

6. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

Aulas Teóricas: presenciais em sala de aula, com estudo de caso, com debate, trabalhos em grupos. Utilizar-se-á de método indutivo-dedutivo para conceituações teóricas, e para a fixação dos conhecimentos apreendidos, do fazer individual e coletivo e de socialização dos saberes.

Atividades Práticas: Serão estimulados à prática da pesquisa e consulta sobre os temas apresentados da disciplina, por meio de estudos de casos dirigidos para a autodidaxia, de casos por base as situações-problema do cotidiano.

Estudo Dirigido (ED): os alunos receberão questões a serem desenvolvidas e pesquisadas, com o objetivo de fixar os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula durante o semestre.

Seminários (S): os alunos serão estimulados a prática da pesquisa de temas relativos à disciplina e apresentação oral em formato de seminários temáticos, cujo roteiro será entregue com antecedência mínima de três semanas.

Método básico utilizado no processo instrucional é o de Exposição Dialogada (ED), tais como:

Leitura Dirigida (LD): Os alunos são orientados a fazerem leituras prévias de artigos localizados em fontes de pesquisa na Internet, em periódicos ou em textos pertencentes à bibliografia do programa do curso;

Estudo de Casos (EC): Os alunos recebem o Estudo de Caso com o objetivo de estimular a aplicação prática dos conteúdos teóricos a situações reais.

Discussão em Grupos (DG): Os alunos dividem-se em grupos, para a discussão de assuntos pertencentes ao tema da aula. Após as discussões, cada grupo apresenta suas conclusões aos demais, com feedback, constante do professor e dos alunos.

Estudos Preparatórios (EP): os alunos estudam a bibliografia recomendada pelo professor para fazer, previamente, determinado trabalho a fim de facilitar a aprendizagem do assunto, que será comentado em sala.

7. RECURSOS INSTRUCIONAIS:

Recursos multimídias, aulas dialogadas, artigos científicos

8. AVALIAÇÃO (critérios, processo, ponderação e recuperação):

8.1 Critérios de Avaliação:

Provas Parciais

Em cada período letivo haverá, obrigatoriamente, as seguintes verificações formais:

I – Prova Parcial 1 (N1), individual e sem consulta, relativa ao conteúdo ministrado no primeiro bimestre, a ser realizada das 10h as h e 40 min. Saída dos alunos da sala, somente após as 20h e 40 min.

II – Prova Parcial 2 (N2), individual e sem consulta, relativa ao conteúdo ministrado no primeiro e no segundo bimestre, ser realizada das 19h as 20h e 40 min. Saída dos alunos da sala, somente após as 20h e 40 min.

III – Prova Substitutiva (N3), individual e sem consulta, abrangendo as seis unidades, contidas no primeiro e segundo bimestre letivo, ser realizada das 19h as 20h e 40 min. Saída dos alunos da sala, somente após as 20h e 40 min.

Resolução CONSUL n. 02, de 3 de maio de 2013

As avaliações deverão seguir os seguintes critérios:

As provas/avaliações N1 e N2 deverão conter 2 (duas) partes distintas: uma “dissertativa” e/ou “cálculos” e seus resultados fechados, com peso de 50% (cinquenta) por cento, e a outra parte com questões de “múltiplas escolhas”, com peso de 50% (cinquenta) por cento.

A avaliação N2 terá conteúdo cumulativo, até a data da realização da referida prova, ou seja, abrangendo todo o conteúdo programático do semestre letivo. (Art. 5º)

O discente que deixar de comparecer às provas regimentais (N1 ou N2), nas datas fixadas, poderá submeter-se a uma prova substitutiva, N3, em cada disciplina, com o valor de 10 (dez) pontos, a ser realizada ao final de cada semestre letivo, que versará sobre todo o conteúdo programático da disciplina no semestre vigente.

O resultado alcançado nessa avaliação deverá substituir a nota obtida de um dos dois bimestres, de um único semestre letivo. Caso o resultado da prova substitutiva seja menor, do que a nota obtida anteriormente, nos dois bimestres, permanecerá inalterada a situação anterior. (Art. 9ª, § 2º, 3º).

Será atribuída nota “zero” ao discente que “usar de meios ilícitos ou não autorizados pelo docente”, quando da elaboração dos trabalhos bimestrais, provas e/ou quaisquer outras atividades em sala de aula, que resultem na avaliação de conhecimento, por atribuição de notas, sem prejuízo de sanções cabíveis por ato de improbidade. (Art. 9º)

Resultado das Avaliações

O resultado de cada avaliação bimestral será expresso, em notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, em número inteiro e/ou em número inteiro mais 0,5 (cinco décimos), somente uma casa após a vírgula, conforme é aceito para arredondamento padrão do sistema. Não cabendo o arredondamento, das notas parciais e da final, por parte do Professor.

A nota final do aluno será o resultado da “média aritmética” simples, das provas parciais (N1 e N2), sendo facultada a substituição de uma das 2 (duas) notas parciais do semestre, cuja pontuação seja abaixo de 6,0 (seis) pontos, e acima de 2,0 (dois), no semestre, pelo resultado da Prova Substitutiva N3.

Prova Substitutiva

O procedimento técnico-metodológico para a elaboração da Prova Substitutiva (N3), conterá todo o conteúdo desenvolvido ao longo do semestre letivo, ficando exclusivamente a critério do professor da disciplina sua elaboração, avaliação e atribuição da nota final.

  • Valor da “prova” 10,0 (dez) pontos
  • Sendo 50,0% (cinquenta) por cento, questões “dissertativa e/ou cálculos”.
  • Sendo 50,0% (cinquenta) por cento, questões objetivas de “múltiplas escolhas”.

         Valor Total da Avaliação (N3): 10,0 (dez) Pontos

Trabalhos de Grupo

Os trabalhos acadêmicos, realizados em grupo devem atender as especificações técnicas solicitadas pelo professor, aos prazos, e pelos requisitos de normalização de trabalho científico, previstos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Frequência

O aluno deverá ter pelo menos a frequência mínima de 75,0% (setenta e cinco) por cento, das aulas do semestre, como requisito obrigatório para sua aprovação no semestre. Sendo que sua ausência no dia de aula, representa 2 (duas) faltas, para disciplinas de 40h, 3 (três) faltas, para disciplinas de 60h e 4 (quatro) faltas, para disciplinas de 80h, compreendendo cada falta, um período de 50 (cinquenta) minutos, caso esteja ausente em sala de aula.

Atestado Médico

O Professor “não recebe” atestado médico/declarações de aluno, além de “não abonar” falta(s). O atestado médico apenas justifica a ausência em sala de aula.

Para tal procedimento, o aluno deve dirigir-se ao “protocolo” da IES, para apresentação e triagem do mesmo, convertendo em “Regime Domiciliar”, caso esteja dentro do prazo previsto, e da regulamentação obrigatória, previsto no manual do aluno na Instituição.

8.2 Valor das Avaliações:

a) 1° Avaliação Parcial 1 (Nota N1) – composta por prova e trabalhos (resumos/resenhas e estudo dirigido)

  • Valor da “prova” 70% (setenta por cento) dos pontos da nota do bimestre.
  • Valor dos “seminário” 20% (trinta por cento) dos pontos, da nota do bimestre.
  • Fichamento do conteúdo até a primeira avaliação -10% (dez por cento) dos pontos, da nota do bimestre

             Valor Total da Avaliação 1: 10,0 (dez) Pontos

b) 2° Avaliação Parcial 2 (Nota N2) – composta por prova, seminário e estudo de caso

  • Valor da “prova” 70% (setenta por cento) dos pontos da nota do bimestre.
  • Valor do “trabalho escrito- paper” 20% (vinte por cento) dos pontos, da nota do bimestre.

Apresentação escrita de um paper relacionado à disciplina :

Alcançar um número de páginas de aproximadamente 10 (dez) laudas (mínimo 5 (cinco)laudas) (papel A4, letra times new roman, tamanho 12, espaçamento 1,5),

  • Pautar-se sobre uma questão formulada a partir da definição de pergunta(s) articuladora(s);
  • desenvolver uma argumentação, ou seja,  apresentar uma fio condutor, articulando suas idéias acerca do assunto, e apresentando uma linha de raciocínio  própria do grupo para elucidar a questão, com os contraditórios e as sínteses;
  • elaborar uma síntese pessoal, que seja resultado da investigação sob a forma de “amarração” própria e  singular do grupo;
  • apresentar coerência, rigor e clareza da exposição: articulação entre as partes do trabalho, expressão condizente com os conceitos escolhidos, referências corretas;
  • garantir qualidade da linguagem, com português correto;
  • cuidar da apresentação formal e estética:  capa, índice, subtítulos, bibliografia, normas da ABNT.

  • Valor dos “seminário” 10% (dez por cento) dos pontos, da nota do bimestre.

Valor Total da Avaliação 2: 10,0 (dez) Pontos

c) Média Final

  • Média Final = Média aritmética simples, com as menções obtidas na (N1 e N2)

                            [pic 2][pic 3] = ≥ 6,0 (seis) pontos

Da atribuição das notas- arredondamento

  • 0,1 a 0,25- A nota será arredondada para o número inteiro imediatamente anterior.
  • 0,26 a 0,49- A nota será arredondada para a fração 0,5.
  • 0,51 a 0,75- A nota será arredondada para a fração 0,5.
  • 0,76 a 0,99- A nota será arredondada para o número inteiro imediatamente posterior.

Critérios de avaliação de trabalhos:

Resumos/Resenhas: os trabalhos serão avaliados conforme as orientações encaminhadas por e-mail (para o endereço eletrônico da turma) pelo professor. Fiquem atentos às normas da ABNT.

Estudo Dirigido: os trabalhos serão realizados em sala de aula e avaliados conforme as orientações encaminhadas pelo professor.

Seminários: quesitos avaliados - Consistência do Conteúdo; Clareza e Sequência na Apresentação; Objetividade na Abordagem do Tema; Qualidade do Material de Apresentação; Capacidade de Despertar e Manter o Interesse pelo Assunto; e Adequação do tempo.

8.3 Informações Importantes

Relativas às avaliações (Provas Parciais):

  • No dia da avaliação, a prova terá início no horário estabelecido no ítem 8.1, com tolerância de até 50 minutos após o horário oficial de início.
  • Em hipótese alguma, após a saída do primeiro aluno, 50 minutos após o início oficial, será permitida a entrada de retardatários.

Relativas ao comportamento e Postura em Sala de Aula

  • Celulares deverão estar desligados ou em modo silencioso.
  • Ligações deverão ser atendidas fora da sala de aula.
  • Redes Sociais e aplicativos são terminantemente proibidos em sala de aula.
  • O Uso da Internet é bem-vindo, desde que seja em auxílio ao desenvolvimento do assunto em sala de aula.

Relativas à frequência e chamada

  • Serão realizadas 2 chamadas.
  • Para a atribuição da 1ª. Presença, haverá a tolerância de 15 minutos após o início da aula.
  • A segunda chamada será realizada a partir dos 15 minutos faltantes para o encerramento da aula. Não será atribuída a presença no segundo tempo ao aluno que não atender a este princípio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (308 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com