TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese dos Teóricos

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 14

SÍNTESE DOS TEÓRICOS:

ALFRED ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL

FRIEDRICH SALOMON PERLS E A GESTAL TERAPIA

SIGMUND FREUD E A PSICANALISE

WILHELM REICH E A PSICOLOGIA DO CORPO

CARL ROGERS E A PERSPECTIVA CENTRADA NO CLIENTE

OLINDA-PE

2018

SÍNTESE DOS TEÓRICOS:

ALFRED ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL

FRIEDRICH PERLS E A GESTAL TERAPIA

SIGMUND FREUD E A PSICANALISE

WILHELM REICH E A PSICOLOGIA DO CORPO

CARL ROGERS E A PERSPECTIVA CENTRADA NO CLIENTE

WILLIAM JAMES E A PSICOLOGIA DA CONSCIÊNCIA

B F SKINNER E O BEHAVIORISMO RADICAL

ABRAHAN MASLOW E A PSICOLOGIA DA AUTO REALIZAÇÃO

Síntese dos teóricos, para fins de avaliação da disciplina de Personalidade, do curso de Psicologia, da faculdade.

OLINDA-PE

2018

ALFRED ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL

        Alfred Adler nasceu em Viena em 1870 e morreu na Escócia 1937, foi o fundador da Psicologia Individual, onde podia se compreender a pessoa por sua totalidade no meio social, como era seu comportamento perante a sociedade. Se formou em Medicina em 1895, onde praticou a oftalmologia e clínica geral e só depois passou a se interessar pela psiquiatria e neurologia. Como suas teorias já eram bastantes diferienciadas e passou a ser notada por Freud, ele então resolveu criar sua própria assossiação que estudava a psicologia individual em torno de 1911 e após a abertura de sua primeira associação, muitas clínicas foram abertas.

        Seu principal influenciador foi foi Darwin, que acreditava que o ambiente era aspecto mais fundamental para ascenção na vida, a cooperação, o sentimento em conjunto era o melhor caminho da evolução humana e para suas próprias conquistas, não que não aceitasse a teoria de Freud, apenas não concordava com os conceitos em relação ao libido e ao complexo de édipo. Adler explicava que as doenças afetavam as pessoas de formas diferentes, pois as pessoas que tinhas fraquezas orgânicas, podiam torná-los fortes a partir de treinos e faze-los fortes. Foi quando criou o termo “complexo de inferioridade” e afirmava que todas as crianças são profundamente afetadas por um sentimento de inferioridade, que é uma consequência inevitável do tamanho da criança e de sua falta de poder.

Se esse sentimento forte pode impedir um crescimento e desenvolvimento positivo, porem se for moderado pode motivar o individuo para realizações construtivas. “ despertando em sua alma um desejo de crescer, de ficar tão forte como os outros, ou mesmo mais forte ainda” (Adler, 1928, pp. 42-43 na ed. Bras.).

        Adler acredita que todas as pessoas são orientadas a um objetivo de superioridade e domínio do meio, foi então que criou a teoria da evolução psicológico nos 06 primeiros anos de vida; A interpretação dos sintomas neuróticos; Analise dos sonhos; ele dizia que todos as pessoas em determinado momento da vida sentiria inferior(infância), teriam sentimento de angustia e incapacidade devido a falta de “poder”, porém em sua teoria ele explica que também existia a luta pela perfeição, que era o desejo de desenvolver-se; Motivação para se aperfeiçoar, desenvolvimento de capacidades e potencial e desenvolver de forma construtiva e saudável. Ele acreditava que o objetivo de cada indivíduo eram influenciados pelas experiências pessoais, valores, atitudes e personalidade, formado desde a infância, porém  há lacunas entre desejos conscientes e inconscientes; Costumam girar em torno de fantasias; Podem ser destrutivos, às custas de objetivos que envolvem realizações verdadeiras; As pessoas podem desenvolver traços de caráter, como ambição, inveja e desconfiança. Essa era um dos principais objetivos em estudar a psicologia individual de Adler provar esta necessidade de cada individuo para asssim entender os problemas psicológicos e emocionais não podiam ser tratados como questões isoladas.

        O comportamento humano é formado pelo convívio social, daí se dá o desenvolvimento humano pela ligação que se cria  no ambiente em que convive, a cooperação é uma grande aliada para não desenvolver problemas neuróticos. Para terapia Adler definia 3 principais aspectos: Compreender a estilo de vida próprio do paciente; Ajudar os pacientes a se compreenderem; Fortalecer o interesse social.

SIGMUND FREUD E A PSICANALISE

        Em 1856, nasce Sigmund Schlomo Freud, aos 4 anos de idade ele foi morar em Viena e ficou lá até o ano de 1938 por conta de problemas familiares, ainda neste mesmo ano mudou-se para Inglaterra, mas no ano de 1939 veio a falecer por conta de um tumor maligno. No decorrer de sua vida, até que vinhesse a falecer ele concretizou alguns objetivos que havia traçado, formou-se em Medicina e fez especialização no tratamento de perturbações neurais utilizando da hipnose como principal tratamento terapêutico buscando métodos para descobrir as memórias guardadas no inconsciente, ou através das interpretações dos sonhos.

        O aspecto mais importante da teoria  de Freud era o conceito do processos mentais inconscientes que tinham poder sobre as ações sem que fosse percebidos e havia alteração de pensamentos e comportamentos. A teoria que Freud criou sobre a psicanálise foi uma grande revolução na psicanálise, pois ele afirmava que o inconsciente é que dominava a mente humana e que o comportamento era direcionado pelos desejos do isnconsciente e que ninguém era dono de si mesmo, sobre sua afirmação também, que o insconsciente era impulsos de natureza “sexual” violentando a consciência moral de uma sociedade que reprimia profundamente as manifestações de sexualidade. Freud determinava o inconsciente como “lugar psíquico ou um sistema do nosso aparelho psíquico que contém pensamentos, desejos, sentimentos, impulsos que estão situados nas profundezas da nossa mente, aquém da consciência” o inconsciente emanam os processos psíquicos, por isso, o nosso comportamento é fundamentalmente determinado por processos mentais inconscientes e constitui-se durante a nossa vida psíquica, sobretudo, no decorrer da infância e os seus conteúdos estão longe da superfície. A passagem dos impulsos e desejos inconscientes é controlado por um mecanismo denominado censura que recalca o que pode perturbar a nossa integridade psíquica e a adaptação ao meio social. Trata-se de um movimento de recusa, que é a entrada na consciência os desejos por coisas obscenas, impossibilitando a satisfação dele, por meio de auto-censura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (306.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com