TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA COMO APRIMORAMENTO E INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Trabalho Escolar: A TECNOLOGIA COMO APRIMORAMENTO E INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

A TECNOLOGIA COMO APRIMORAMENTO E INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

A Educação a Distância tem grandes significativas no sistema educacional. Em meados do século XX, houve grandes avanços no campo das tecnologias, da comunicação e informação, com a acessibilidade dos computadores e internet. Podemos constatar que houve grandes avanços nas áreas das tecnologias educacionais que favoreceram o desenvolvimento das primeiras iniciativas em EAD até os dias atuais, ou seja, dos materiais impressos até as tecnologias de informação e comunicação que facilitam a interação entre alunos e tutores.

Educação a Distância e a modalidade educacional na quais alunos e professores estão separados fisicamente, mas a distância não interfere na troca de conhecimentos, sendo que se faz necessário o uso das tecnologias para que haja a interação entre alunos, professores e tutores.

“A crescente demanda por educação devida não somente à expansão populacional, como, sobretudo às lutas das classes trabalhadoras por acesso à educação , ao saber socialmente produzido, concomitantemente com a evolução dos conhecimentos científicos e tecnológicos está exigindo mudanças em nível de função e da estrutura escola e da universidades (PRETI, 1996)”

A metodologia da Educação a Distância possui uma relevância muito significativa, pois permite o acesso ao sistema para aqueles que sentem dificuldades de deslocamento, ou até mesmo pela falta de tempo nos horários tradicionais de aula, então a modalidade EAD contribui muito para a formação de profissionais sem que haja deslocamento de seus municípios, como foi bem comentado por PRETI (1996).

Em 1973, Peters e Moore, comentam sobre a importância da Educação a Distância e sua qualidade de ensino. Peters enfatiza a metodologia da EAD como organizada e sistematizada, preparada para uma boa qualidade de ensino. Quando afirma que “a Educação a Distância é uma forma industrializada de ensinar e aprender.”

“Educação / Ensino a Distância é um método racional de partilhar Conhecimentos, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto, quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o proposito de reprodução materiais técnicos de alta qualidade, quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo , enquanto esses materiais durarem . É uma forma industrializada de ensinar e aprender (PETERS 1973)”

E já Moore, ressalta que ações é a comunicação de professores e alunos devem ser facilitados para melhor empenho dos mesmos:

Ensino a Distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais onde as ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professore e aluno deve ser facilitada por meio impressos, eletrônicos, mecânicos ou outro, (Moore, 1973)

O uso das tecnologias de comunicação e informação estão alterando e inovando as formas de ensinar e aprender. Podemos observar que não somente nas instituições de Educação a Distância, como nas universidades presenciais e escolas, usam-se das tecnologias, sendo componentes que vieram a somar aos recursos tradicionalmente utilizados no processo de ensino- aprendizagem. A Educação a Distância cada dia que passa vem crescendo. Ganhando a aceitação de um público cada vez mais exigente, numerosos e diversificado, tendo em vista, não só a facilidade, muitas vezes pela falta de tempo, como também pela qualidade de ensino e de formação profissional.

Segundo Moraes (2002, p.28)

[...] são inúmeras as escolas, universidades e centros de formação que oferecem cursos a distância e que usam recursos tecnológicos para “entregar” a informação ao aluno, como a abordagem broadcast ou a virtualização da sala de aula tradicional , por outro lado, as redes telemáticas oferecem ótimos recursos para o estar junto do aprendiz, criando com isso uma abordagem de EAD que enfatiza as interações e o trabalho colaborativo entre os participantes.”

GATTI nos faz observar que com os avanços tecnológicos atualmente vem-se diminuindo não só as dificuldades criadas pela distância física entre alunos e professores , como adota também um postura sobre a aquisição de conhecimentos, criando um impacto sobre as aprendizagens e a motivação dos participantes que está vinculado à uma produção extremamente cuidadosa envolvendo um delicado trabalho com os conteúdos, com a didática , com as linguagens das mídias, com a organização visual, com os processos interativos ( momentos presenciais e / ou a distância) , isso para instigar os alunos na busca pelo conhecimento e da qualidade da formação profissional.

De acordo com Moran (2003, p. 43) a internet é o meio mais promissor pela sua variedade e possibilidades, que combinam além dos custos, flexibilidade e possibilidade de interação, pois oferece novas formas de interação ao possibilitar a mudança nas metodologias educacionais.

A maior contribuição que a internet pode proporcionar ao processo educacional, diz respeito à mudanças de paradigma, impulsionada pelo grande poder de interação que ela propicia. Os que as metodologias anteriormente adotadas no ensino a distância já servem, pois não dão conta de explorar ao máximo o potencial que esse novo meio oferece. Assim, novas metodologia precisam surgir, levando em consideração a potencialização do processo de interação. (BARBOSA, 2005, P.30)

A educação a Distância é vista, como uma das modalidades mais democráticas da atualidade, pois se usa a tecnologia de informação e comunicação como ferramenta para à conquista do conhecimento, além de dar oportunidades a muitas pessoas de cursarem o ensino superior e/ou uma especialização, por que muitos não podem estudar em horários pré-estabelecidos. Existe uma crescente procura e consequentemente oferta de cursos através da modalidade EAD, nos últimos anos, apesar desses avanços importantes, ainda existe muitos desafios a serem superados e caminhos a percorrer para que a AED possa ocupar um espaço de relevância e sem preconceito da sociedade no meio educacional, pois muitos veem a EA, como de má qualidade, que não possuem controle de aprendizado e não tem regulamentação adequado, o que é um equivoco, hoje existe até uma lei criada pelo Governo Federal que estabeleceu normas para a Educação a Distância no Brasil( UNIFESP,2009), que validam os cursos superiores da EAD, com o tento a mesma qualidade dos cursos presenciais . O que nos mostra que existe uma qualidade no ensino, e que a diferença é apenas a metodologia de ensino.

Então, houve grandes avanços tecnológicos que de fato vem aprimorando o aprendizado dos alunos e a interação entre os mesmo, juntos aos professore e tutores, e não podemos diminuir ou até sermos preconceituosos, pois está mais que comprovado que a EAD, tem a mesma capacidade de formar bons profissionais, pois quem tem que buscar o conhecimento são os alunos, professores são apenas mediadores na ajuda deste conhecimento.

REFERENCIAS

BARBOSA, Rommel Melgaço (Org). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.

BERNARDO, V. Educação a distância: fundamentos Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Disponível em: <http://www.virtual.epm.br/mate rial/tis/enf/apostila.htm# INTRODUÇÃO>. Acesso em: 28 dez. 2009

MORAES, Maria Cândida (Org). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp / Nied, 2002.

GATTI, Bernardete A. Tecnologias na educação de professores a distância. 2. edição, Campinas: Autores Associados, 2000.

MORAN, José Manuel. O que é educação a distância. 2002. Disponível em: < http://www.escolanet.com.br/sala_leitura /oqead.html>. Acesso 27/02/2010.

PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Cuiabá: NEAD/IE –UFMT. 1996.

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »