TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA PERSONALIDADE

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ALEFE DOS ANJOS COSTA ANDRADE

LARYSSA CRISTINA SOARES VIENCZ

EDUARDO ARRUDA MAGALHÃES

BIANCA ISABELLE TAVARES OLIVEIRA

THIFFANY HELLEN BATALHA BARBOSA

TRABALHO SOBRE A TEORIA DA PERSONALIDADE

Harry Stack Sullivan e Karen Horney

   Aracaju-SE

                                                             2017

HARRY STACK SULLIVAN

Caracterização e breve histórico da abordagem

 H. S. Sullivan criou o ponto de vista, conhecido como a teoria interpessoal da psiquiatria: a personalidade é o “padrão relativamente duradouro de situações interpessoais recorrentes que caracteriza uma vida humana” (1953, p. 111). A personalidade é hipotética, não pode ser isolada de situações interpessoais e o comportamento interpessoal é tudo o que podemos observar como personalidade.

É inútil falar do indivíduo como objeto de estudo, pois ele não pode existir À parte de suas relações interpessoais. Do nascimento até a morte somos membro de um campo social (até mesmo heremitas têm lembranças que os influenciam). É importante salientar que Sullivam não nega a importância da hereditariedade e da maturação, apenas dá o enfoque as relações interpessoais como fator principal da personalidade.

- Em 1936 ele fundou e foi diretor da Washington School of Psychiatry.

- Em 1947 publicou seu único livro autoral, apresentando sua teoria através dele.

- H. S. Sullivan teve 5 livros publicados baseados em suas aulas gravadas na Escola de Psiquiatria de Washington e em suas anotações em cadernos.

Estrutura e principais conceitos da personalidade

Sullivan insiste que a unidade de estudo é a situação interpessoal e não a pessoa (eventos interpessoais e não intrapsíquicos). A personalidade se manifesta quando a pessoa se comporta em relação ao(s) outro (s). Este “outro” não precisa estar presente ou simplesmente existir, pode ser uma lembrança, um personagem fictício ou até mesmo pensamentos sobre um filho que ainda vai nascer.

  • Dinamismos

 Um dinamismo é a menor unidade no estudo de um indivíduo. Definição: padrão relativamente duradouro de transformações de energia, que caracteriza um organismo como vivo. Uma transformação de energia é qualquer forma de comportamento, falar e pensar são exemplos. Por ser definido como “recorrente” um dinamismo é mais ou menos como um hábito. Exemplos de dinamismos luxúria (comportamento erótico, se dá com a puberdade) e ódio (se caracteriza com os sentimentos de viver cercado de inimigos, surge cerca de 2 anos, com a negação do cuidador). Há um dinamismo importante que se desenvolve em resultado da ansiedade: o dinamismo auto-sistema ou self.

  • Auto-sistema / Self

A ansiedade é um produto das relações interpessoais, transmitida, inevitavelmente, da mãe para o bebê, uma vez que nenhuma mãe pode ser perfeita para o bebê e posteriormente por ameaças à segurança pessoal. Para evitar ou diminuir a ansiedade, as pessoas adotam medidas protetoras, tais medidas formam o self, que sanciona comportamentos (self bom), proíbe comportamentos (self mau) e exclui da consciência comportamentos desagradáveis para serem considerados próprios do indivíduo (self não eu). A estrutura do self é semelhante ao superego descrito por Sigmund Freud.

Conforme o self cresce em complexidade e independência, ele atenua contradições óbvias entre o que a pessoa é e o que o self diz que ela é. Embora o self sirva ao propósito de reduzir a ansiedade, ele interfere na capacidade da pessoa de viver construtivamente com os outros.

  • Personificações

Uma personificação é a imagem que o indivíduo tem de si mesmo e de outra pessoa. Exemplo: pessoa boa, má, mesquinha, ditatorial, generosa e etc. A personificação que temos de alguém pode ser projetada em outra pessoa, por exemplo, alguém que tem um pai ditatorial pode achar que outros homens sejam assim também, o que pode atrapalhar as relações e a auto avaliação. Personificações compartilhadas por várias pessoas chamam-se estereótipos, o professor de teoria da personalidade bondoso é um exemplo disto.  

  • Processos cognitivos

Como foi dito anteriormente, Sullivan diz que a personalidade se manifesta quando nos comportamos em relação a alguém e que o indivíduo faz parte de um campo social, logo os processos cognitivos mencionados por ele também dão ênfase a relação interpessoal. A contribuição de Sullivan relativa ao lugar da cognição nas questões da personalidade é sua classificação tripla da experiência que veremos a seguir.

  1. Experiência prototáxica. É uma série descontínua de estados momentâneos do organismo sensível. Esse modo é encontrado na sua forma pura nos 6 primeiros meses de vida, são sensações, imagens, sentimentos brutos e desconexos.
  2. Experiência paratáxica. Um modo de cognição mais elaborado que o visto anteriormente. Consiste em relacionar situações ou objetos que não tem uma relação entre si. Superstições são um exemplo disto.
  3. Experiência sintáxica. A forma de cognição mais complexa.  Consiste na atividade simbólica consensualmente validada (que possui um significado padrão para um grupo de pessoas). As palavras e os números são um exemplo disso.  

A dinâmica da personalidade

Na segunda parte deste trabalho, vimos as principais estruturas da teoria da personalidade de H. S. Sullivan, agora, veremos como estas estruturas funcionam em sua dinâmica. Sullivan concebia a personalidade como um sistema de energia cujo principal trabalho é atividades que reduzirão a tensão.

  • Tensão

Sullivan definia o organismo como um sistema de tensão, variando entre euforia – relaxamento absoluto – e tensão absoluta. As duas principais fontes de tensão são as necessidades do organismo e a ansiedade. A primeira são necessidades fisioquímicas (água, oxigênio, alimento e etc.) e a ansiedade é o resultado de ameaças reais ou imaginárias à própria segurança.

Muita ansiedade causa perturbação das relações interpessoais e ansiedades menos graves podem ser informativas. Sullivan acreditava que a ansiedade é a primeira grande influência educativa na vida. Esta ansiedade é transmitida da mãe para o bebê pelo seu jeito, sua voz e seu comportamento (ele admite não saber como acontece essa transmissão). Em consequência disto, outros objetos no ambiente se tornam carregados de ansiedade (pensamento paratáxico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com