TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Crise

Por:   •  15/9/2021  •  Bibliografia  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo
O presente artigo tem como objetivo maior, mostrar os impactos causados pelas novas tecnologias as redes sociais.
A comunicação está cada dia mais complexa e transformando a informação cada vez mais acessível. Com a mídia eletrônica, a forma tradicional se diferencia, por exemplo, o jornal impresso que ainda existe, mas é pouco utilizado hoje em dia. As redes sociais não se limitam mais ao relacionamento, mas também como fonte de pesquisa e notícias, tendo como atributos a interatividade e participação, possibilitando não só o acesso à informação, mas a capacidade de produzi-la.
Devido a essa interação e liberdade que existe na rede, as pessoas estão ocasionando uma série de problemas como homofobia, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia.

O artigo Redes de ódio: A homofobia no Facebook analisou diferentes formas de expressões da homofobia a partir de uma postagem na página “Quebrando o Tabu”. A partir de um vídeo a respeito da homossexualidade foram selecionados 1.592 comentários.
Maia e Rezende (2015), investigando diferentes plataformas digitais, perceberam que no Facebook¸ as pessoas se mobilizavam contra comentários racistas, mas não homofóbicos. Dantas e Abreu (2016) perceberam que os sentimentos de fúria presentes nos comentários imprimiam uma violência simbólica aos homossexuais. Os discursos homofóbicos nas redes sociais têm crescido abruptamente, e esses são apenas alguns trabalhos que demonstram que as redes sociais, especificamente o Facebook, têm se tornado um lugar de ódio e intolerância contra homossexuais e outros grupos discriminados. O objetivo desta pesquisa foi analisar as diferentes formas de expressão da homofobia nas redes sociais
Os resultados evidenciaram em todas as classes a existência de conflitos entre grupos; diferenças entre as expressões homofóbicas; um discurso que justificava os posicionamentos por meio dos valores igualitário, além de evidenciar que as expressões contra homossexuais estavam ancoradas em três explicações, a saber, bio-religiosas, ético-morais e psicossociais.

SILVA, Lawerton Braga; ALÉSSIO, Renata Lira dos Santos et al. Redes de ódio: A homofobia no Facebook  João Pessoa, Paraíba, 2019. Disponível em: <Artigo 58.pdff> . Acesso em: 11 de mai. de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com