TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Personalidade

Por:   •  2/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias da Personalidade - Professora Michele Mileib

Alunos

Adriano Nunes de Oliveira / Arthur Tavares Fortini dos Santos / Crisiana Aparecida Campos

Henrique Tulio Pereira Ribeiro / Igor Andrade Lara / Mônica de Queiroz Cardoso

Samantha de Moraes Pimenta

Estudo de Caso sob a perspectiva do Big Five – 5 Traços da Personalidade

Caso de Manuela:

Manoela, 18 anos, procura o Pronto Socorro acompanhada dos pais relatando quadro de ansiedade, dores no peito e medo de morrer. Ao ser questionada sobre quanto tempo apresenta esses sintomas, relata que iniciaram há 10 dias, após o término de um relacionamento aí muito conturbado e cheio de idas e vindas.

Questionada sobre como era antes desse relacionamento e dessa crise conta que era sempre muito alegre e comunicativa, com vários grupos de amigos. Era considerada engraçada e alto astral. Sempre saía e gostava de conhecer pessoas diferentes, mas tinha certo receio de conhecer e se relacionar intimamente com rapazes, até conhecer seu ex namorado.

Análise:

“Manoela, 18 anos, procura o Pronto Socorro acompanhada dos pais relatando quadro de ansiedade, dores no peito e medo de morrer”. - Conforme os sintomas descritos, Manuela se encontra em um estado de Neuroticismo, entendendo que o neuroticismo mostra maior tendência á um estado emocional negativo, e uma inclinação ao estado depressivo, de ansiedade, gerando até mesmo recorrência de sintomas físicos.

“...quadro de ansiedade, dores no peito e medo de morrer”. - O neuroticismo funciona como um indicador de vulnerabilidade para o desenvolvimento de psicopatologias. E observamos que o estado clínico de Manuela aponta para um adoecimento emocional progredindo para o físico/biológico.

“Ao ser questionada sobre quanto tempo apresenta esses sintomas, relata que iniciaram há 10 dias, após o término de um relacionamento aí muito conturbado e cheio de idas e vindas.” - Outra característica do Neuroticismo é a questão do seu desenvolvimento á longo prazo. Percebemos que Manuela se encontra com crise de ansiedade há 10 dias. É importante salientar que o neuroticismo e a ansiedade estão fortemente ligados, já que o neuroticismo alimenta a ansiedade.

“Questionada sobre como era antes desse relacionamento e dessa crise conta que era sempre muito alegre e comunicativa, com vários grupos de amigos. Era considerada engraçada e alto astral.” -  Antes do ocorrido do término do seu relacionamento, Manuela sinalizava que suas relações eram amistosas, empáticas e calorosas, portanto, entendemos que Manuela evidenciava traço de Amabilidade em sua personalidade.

“Sempre saía e gostava de conhecer pessoas diferentes, mas tinha certo receio de conhecer e se relacionar intimamente com rapazes, até conhecer seu ex namorado”. - Manuela apresenta uma habilidade nas suas relações interpessoais. Provavelmente exista um certo grau de Extroversão. Contrapondo, Manuela demonstrava uma certa reserva e ponderação na sua vida afetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com