TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Personalidade

Por:   •  18/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CHERLIHAM PEREIRA FERREIRA

ESTUDO DIRIGIDO

TEORIAS DA PERSONALIDADE II

   

JOÃO PESSOA

2023

[pic 2]

CHERLIHAM PEREIRA FERREIRA

ESTUDO DIRIGIDO

TEORIAS DA PERSONALIDADE II

Estudo Dirigido, realizado para obtenção de nota na disciplina Teorias da Personalidade II, ministrada pela Profª. Leda Maia.

JOÃO PESSOA

2023

ESTUDO DIRIGIDO

Teorias da Personalidade II

RGM:29299004

1 – De que forma a teoria de Erikson amplia a teoria psicanalítica e como ele reflete as suas próprias experiências?

Erikson ampliou a teoria de Freud de três maneiras;

1- Aprimorou os estágios de desenvolvimento, enfatizando a infância e propunha que a personalidade era moldada aproximadamente aos cincos anos, e erikson sugeria que a personalidade continua se desenvolvendo numa sucessão de oito etapas durante toda evolução da vida.

2- O afastamento da teoria Freudiana de Erikson, enfatizando mais o ego do que o id. Para ele , o ego era uma parte independente da personalidade; ele não dependia do id nem é submisso a ele.

3– Erikson reconheceu o impacto da personalidade nas forças culturais e históricas. Para ele, não somos totalmente rígidos por fatores biológicos inatos que operam na infância.

2 – Descreva o papel do conflito nas fases de desenvolvimento psicossocial.

Em cada fase do desenvolvimento tem a sua crise ou momento decisivo particular que precisa de alguma mudança no nosso comportamento e na personalidade. Pois quando resolvemos cada um dos conflitos, a personalidade pode continuar a sua sequencia normal de desenvolvimento e adquirir a força para enfrentar o conflito da próxima fase. De outra forma, se o conflito permanecer em qualquer fase mal resolvido, teremos menos probabilidade de nos adaptarmos aos problemas que surgirão posteriormente. Sobre tudo, ainda se pode obter um resultado positivo, mesmo que seja difícil.

3- Descreva as quatros fases de desenvolvimento psicossocial na infância. Discuta os efeitos dos vários comportamentos dos pais nos possíveis resultados de cada fase.

1- Oral -  Sensorial- (0 à 1 ano): pode resultar em confiança e desconfiança.

Se a mãe responder adequadamente às necessidades físicas do bebê e lhe propiciar muito afeto, amor e segurança, a criança desenvolverá um senso de confiança, uma atitude que caracterizará sua visão crescente de si mesma e dos outros.

2- muscular -anal –  (1 aos 3 anos): leva à vontade autônoma ou de dúvida.

Nessa fase quando os pais obstruem e frustram as tentativas do filho de exercer a sua independência, ele desenvolve sentimentos de dúvida e um senso de vergonha em lidar com os outros.

3 – locomotora - genital- (3 aos 5 anos): desenvolve iniciativa ou culpa.

Se nessa fase os pais punirem a criança e inibirem essas demonstrações de iniciativa, ela desenvolverá sensações permanentes de culpa que afetarão as atividades voltadas para o sef durante toda a vida.

4 -  fase de  latência – (6 aos 11anos): resulta em diligencia ou inferioridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com