TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da metáfora do relógio

Por:   •  8/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  2.861 Visualizações

Página 1 de 3

   

Aluna: Vitória Maria Siqueria

Psicologia 2017/2

"Perdoem-me, mas vocês, políticos, dificultam as coisas. As ideias da maioria de vocês, de direita ou de esquerda, parecem-me antiquadas e mecânicas como um relógio. Para me explicar, eu preciso retroceder até Descartes, que foi o primeiro arquiteto da visão do mundo como relógio. Uma visão mecanicista que ainda domina especialmente vocês. É como se a natureza funcionasse feito um relógio. Vocês a desmontam, a reduzem a um monte de peças simples e fáceis de entender, analisam-nas e, aí, pensam que passam a entender o todo.

Mas não foi sempre assim. Não antes de Descartes. Quando ele introduziu isso, provocou uma ruptura revolucionária com a Igreja. Descartes queria saber como o mundo funcionava sem a ajuda do Papa, pois para ele, o mundo era só uma máquina. Aí Descartes ficou fascinado pela máquina do relógio e fez dele a sua principal metáfora: 'vejo o corpo como nada mais que uma máquina'. Um homem saudável é um relógio bem-feito, e um doente, um relógio malfeito. E funciona tão bem que os cientistas passaram a acreditar que todos os seres vivos, plantas, animais, nós, não passamos de máquinas, e isto é falso. Isto tomou conta de tudo: arte, política etc.

Mas os tempos mudaram Precisamos de uma nova maneira de entender a vida. A ciência já passou o pensamento mecanicista. Mas vocês, políticos, parecem ainda ter essa máquina dentro de suas cabeças. ‘ ( Fragmento de fala retirado do filme ‘ O ponto de mutação ‘ dirigido por  Bernt Amadeus Capra  (1982) )

        Começo com esse fragmento do livro citado acima para introduzir a ideia do relógio, que é a mãe/pai dos autônomos que assim como o Digestin Duck mudou e marcou o espirito de um tempo, o mecanicismo.

        A teoria do relógio nada mais é do que o reflexo do mecanicismo, é uma doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física e da química, desse modo de enxergar o universo como uma grande máquina que pode ser dividia por partes entendida e reproduzida mecanicamente, as ideias retrógradas mecanicistas são referência nesse modo de acreditar que a natureza é como uma máquina, onde animais, plantas e até os homens são como relógios bem construídos, quando são bons, ou mal feitos, quando doentes.

        Seguindo a metáfora do relógio, podemos relaciona-la com duas ideias, o reducionismo e o determinismo. Como explicação, a ideia de entender o universo físico e conceitos por meio de observação para analisa-lo e reduzi-lo a partes mais simples para melhor compreensão, como se fosse uma máquina que pode ser desmontada e analisada suas engrenagens está diretamente ligada a ideia de reducionismo, já o determinismo se encontra com a metáfora do relógio quando começamos a estudar o princípio psicanalítico o qual acredita que todos os eventos mentais são precedidos de eventos anteriores que os determinam, é a crença de que a mente funciona como uma máquina em que cada fase se encadeia à anterior e à posterior, com a precisão de um relógio. Essa crença que qualquer ação é motivada por eventos do passado, é uma afirmação determinista. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com