TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de Jung

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com a palestra dada na aula de Terias da Personalidade tópicos especiais pude ter uma compreensão maior a respeito da teoria Jungiana. Jung Fortemente influenciado pela mitologia, filosofia e antropologia, desenvolveu sua teoria a partir da psicanálise freudiana, novos rumos, desviando o foco essencialmente psicossexual para uma visão mais geral.  Dentro do estudo dele podemos ver a importância que Jung dava a simbologia, ao mostrar que o pensamento simbólico é uma dádiva que rodeia toda a vida humana, desde a antiguidade, o modo como o homem compreende a si mesmo e ao mundo, pois a psicologia é formada também por símbolos. Dentro desse contexto, é inegável toda a relevância dada ao símbolo, enquanto fruto da psique, e cuja fonte principal é o próprio sonho. A prof.ª Laura relatou também sobre a grandeza que a Grécia tentou produziu a   primeira tentativa da compreensão humana, naquele tempo s pessoas estavam ligadas de forma direta com o espiritual, onde envolveu também a mitologia, simbologia que deu uma forma diferente a teoria de Jung.

A teoria de Jung está dividida em duas instâncias: consciente e inconsciente, dentro do consciente fica o ego e os conteúdos psíquicas percepções conscientes, recordações, pensamentos e sentimentos que são reconhecidos. Para ele, o inconsciente não é apenas um depositário de velhas lembranças, traumas e experiências. Traz também algo novo, algo desconhecido e não vivido, que remonta à gênese da humanidade, o que ele chamou de Inconsciente Coletivo.  Com isso, existiriam impressões trazidas da nossa história genética, do nosso passado, todas as representações universais, mitológicas, os Arquétipos como por exemplo a mãe onde já não mais vive para ela e sim para o esposo, filho e trabalho, o pai, o herói, Deus, e muitas outras manifestações humanas que se chamariam de arquétipos.

 Embora os arquétipos sejam representações individuais e que não se manifestam todos numa mesma pessoa, existem alguns que são universais, e que são o caminho para a individuação. São eles a persona, a Sombra, a Anima, o Animus e o Self. A persona é um estado do Eu relativo aos papéis sociais, as convenções, e comportamentos construídos com o intuito de adaptar-se às normas da sociedade. Para que possamos nos desenvolver, é preciso que saibamos nos diferenciar dessa máscara construída desde a infância, saber equilibrar suas atitudes individuais e as necessidades do papel social. A Sombra começa a surgir à medida em que nos distanciamos da persona. Ela corresponde aos nossos complexos reprimidos, ou seja, as nossas fraquezas, defeitos, aspectos em nós mesmo que não gostamos, enfim, à parte do nosso Eu que fica escondida sobre a máscara social. Fácil fica a perceber que ela é correspondente ao inconsciente psicanalítico, e que o desenvolvimento do indivíduo consiste em superar esses complexos, evoluir as qualidades que ficaram reprimidas por tempos. Anima falando Animus: está relacionada ao sexo oposto, a parte feminina que existe em cada homem e vice-versa, muitas pessoas confundem essa parte por acharem que neste sentido o homem é afeminado, mas nessa parte, assim como disse a Profª Laura, está tudo no equilíbrio, existe uma grande dificuldade essas duas características na teoria de Jung. Esses arquétipos podem ser representados em sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (213.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com