TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de Piaget: construção do conhecimento

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

FABIANA N. SILVA

INGRID BAGATIN

REGINA LADISLAU

SUZAN MOHOR

JEAN PIAGET

(1896-1980)

Mogi das cruzes

2015


UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

FABIANA N. SILVA RGM 11142402261

INGRID BAGATIN RGM 11131101332

REGINA LADISLAU RGM 11142400982

SUZAN MOHOR RGM 11131102956

JEAN PIAGET

(1896-1980)

[pic 1]

Mogi das Cruzes

2015


SUMÁRIO

Resumo .......................................................................................................................

04

Introdução ...................................................................................................................

05

Teoria de Piaget: construção do conhecimento............................................................

07

Fatores variantes e fatores invariantes..........................................................................

08

Os estágios de desenvolvimento do conhecimento.......................................................

10

Conclusão.......................................................................................................................

14

Referências.....................................................................................................................

15


RESUMO

        O presente trabalho tem como objetivo apresentar a vida e teoria do renomado filósofo e psicólogo suíço Jean Piaget, conhecido pelo seu trabalho no campo da inteligência infantil. Descrevendo de maneira simplificada, o trabalho desenvolvido por Piaget e sua equipe nos estudos, em relação ao desenvolvimento cognitivo.

        

INTRODUÇÃO

JEAN PIAGET (1896-1980)

Foi um renomado filosofo e psicólogo suíço, ficou conhecido por seu trabalho no campo da inteligência infantil, passando grande parte de sua carreira interagindo e estudando os processos de raciocínio de crianças.

 Jean Piaget nasceu em 9 de Agosto de 1896, na cidade de Neuchâtel na Suíça.

Considerado um menino prodígio, aos 10 anos se interessou por História natural, publicou seu primeiro trabalho ao fazer a observação de um pássaro (pardal albino), sendo considerado este estudo o início de sua carreira cientifica. Após foi convidado a trabalhar voluntariamente no Museu de História Natural.

Estudou na Universidade de Neuchâtel, formando-se em Biologia e Filosofia, aos 22 anos de idade recebeu seu doutorado em Biologia, defendendo a tese sobre os moluscos de Valais (um romance filosófico que reuni Filosofia, Biologia e religião).

Após sua formação se mudou para Zurih, onde estudou Psicologia e Psicanalise, participando de conferencias realizadas por Carl Jung, trabalhou como psicólogo experimental e também em clinicas como psiquiatra. Influenciado por essas experiências seu trabalho começou a combinar a Psicologia Experimental com métodos informais de Psicologia (conversas, entrevistas e analises com pacientes).

Mudou-se para França em meados de 1919, onde começou a desenvolver trabalhos no Laboratório de Alfred Binet (1857-1911), onde investigava através de testes psicométricos, o desenvolvimento intelectual da criança. Nesse estudo observou que crianças francesas que tinham a mesma idade acabavam cometendo erros semelhantes, e então concluiu que o pensamento lógico se desenvolvia gradualmente, foi este trabalho que motivou Piaget a realizar pesquisas na área de Psicologia do Desenvolvimento.

Em 1921 retornou à Suíça, se tornando diretor no instituto Jean Jacques Rousseau da Universidade de Genebra. Foi nesta universidade que iniciou o maior trabalho de sua vida, a observação de crianças registrando detalhadamente todas suas ações e processos de raciocínio, fundamentando assim a construção de sua teoria.

Casou-se em 1923 com sua assistente Valentine chãtenay, e o com ela teve três filhas. Uma parte da teoria piagetiana se deve as observações que fez juntamente com sua esposa, em relação ao desenvolvimento cognitivo de suas próprias filhas na primeira infância.

Prosseguindo com suas pesquisas e publicações de trabalhos, ainda lecionou em diversas universidades europeias, sendo o único suíço á lecionar na renomada Universidade de Sorborne (França), como professor de Filosofia onde permaneceu do ano de 1952 a 1963.

Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional de Epistemologia Genética em Genebra. Ainda ao longo de sua carreira realizou muitas pesquisas e escreveu mais de 75 livros, entre eles podemos citar: A Linguagem e o pensamento da criança; A representação do mundo na criança; O nascimento da inteligência da criança; Memoria e inteligência; Epistemologia Genética.

Em 16 de Setembro de 1980 morre Jean Piaget, aos 84 anos em Genebra.

.

.

TEORIA DE PIAGET – CONSTRUÇÃODO CONHECIMENTO

De acordo com Piaget, as crianças possuem papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo tem destaque em seu trabalho.

Na teoria do construtivismo compreendemos que o saber não é algo concluído, terminado e sim um processo em incessante construção e criação. Esta construção é realizada através da ação e não por dons, gêneses ou no ambiente em que se cresceu.

Fundamenta-se na escrita por acreditar que o aluno tem condições de se alfabetizar sem ajuda de cartilhas e mecanismos que induzem a decorar.

Para o autor, o desenvolvimento cognitivo da aprendizagem se dá por duas alternativas, assimilação e acomodação.

De uma forma geral, quando na assimilação, a mente do sujeito não se modifica, mas quando não se consegue assimilar, podem ocorrer dois processos, a mente desiste ou modifica. Se modificar, ocorre então a acomodação levando a construção de novos esquemas de assimilação e resultando no processo de desenvolvimento cognitivo. Ele afirma que somente poderá ocorrer a aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação que mais adiante será esclarecido com riqueza de detalhes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (354.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com