TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria piaget

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

                             Teoria da aprendizagem segundo Piaget e a prática.

A  aprendizagem é algo de muita importância para os estudiosos contemporâneos, por que é através dela que nos é possível sobreviver, é através da aprendizagem que p ser humano pode evoluir e se adaptar as mudanças naturais. A busca pela descoberta de como adquirimos conhecimento e habilidades vem sendo estudada por diversos teóricos diferentes, alguns acreditam que a a aprendizagem é dada apenas por questões genéticas, esses são os inatistas, outros acreditam que  a aprendizagem é condicionante e por isso, tudo que for imposto, será aprendido, quem fala por essa categoria de aprendizagem são os behavioristas e há também quem diga que  a aprendizagem se da somente pelo ambiente, o indivíduo só aprende se interagir com o outro, com o meio e esses se intitulam socioambientalistas. E por fim, como foco desse trabalho conheceremos um pouco os intitulado interacionistas.

 Os interacionista tem como base de sua teoria uma junção da parte biológica e ambiental, para eles a aprendizagem se dá através de um dita “predisposição” ou seja uma capacidade inata do indivíduo para aprender o que lhe for ensinado, mas também sabem quem o ser humano só irá aprender se interagir com o meio. Um representante deste movimento interacionista é o estudioso Jean Piaget, ele pode ser visto como pioneiro desta teoria e é sua teoria, aplicada a pratica, que será nosso objetivo neste trabalho, pois para fazer jus à ciência, só se comprova uma teoria, experimentando-a.

Jean Piaget antes de psicólogo, se for em biologia, e por pertencer à essas duas classes profissionais, pode se dizer o mestre do interacionismo, pois conhece bem os dois lados, tanto o biológico como a influência do meio no desenvolvimento humano, sabe bem que o ser humano só existe por que o outro existe, seja o outro alguém, um fato ou um objeto. O teórico acredita que a aprendizagem é algo que se constrói e se adquire durante a vida toda, por isso sua teoria é chamada de construtivista. Piaget, levando o estudo pelo linha biológica, divide ela em fases de desenvolvimento, mostrando que para ele, o ser humano precisa de um amadurecimento de suas cognições inatas para adquirir um certo conjunto de conhecimentos. Ele diz que temos 4 fases do desenvolvimento que são eles: Sensoriomotor de 0 á 2 anos, pré operatorio de 2 á 7 anos, operatorio concreto de 7 á 12 anos e operatorio formal dos 12 anos em diante...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com