TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia Cognitiva .

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

   A terapia cognitiva, também conhecida como terapia cognitiva comportamental é um tipo específico de psicoterapia que enfatiza a importância dos processos cognitivos na compreensão e no tratamento de diversos transtornos mentais.  A teoria que embasa a terapia cognitiva propõe uma maneira simplificada de como representamos a realidade ativa motivações, emoções e processos cognitivos associados que, por sua vez, influenciam as nossas ações, ou seja, dependendo da maneira como interpretamos aspectos da nossa realidade, teremos, por exemplo, reações emocionais diferentes que nos induzirão a tomar diferentes ações;

Análise psicológica do filme cinderela

   Em primeiro lugar, temos a ausência da mãe, a sua morte e a ausência do pai que fica do lado da segunda esposa e não cuida da filha como deveria – pai desnaturado. Simbolicamente, a ausência dos pais remete para a distância sentida por quase toda adolescente. Não se é mais criança. Mas ainda não se chegou na fase adulta. Em segundo lugar, temos a presença da madrasta e suas duas filhas. O fato de serem mulheres nos traz o tema da rivalidade feminina.

Para se desenvolver, a garota precisa encontrar a sua identidade. Na história, uma referência é quando sua mãe diz que seja boa, sendo boa e gentil, passa a enfrentar a zombaria das outras (madrastra e filhas). Este ponto é particularmente importante para a compreensão do conto, pois a vivência da negatividade do mundo e mesmo a perseguição de pessoas destrutivas ou más acaba por ser o tema central da narrativa. Cinderela limpa a casa, é obrigada a limpar e dorme perto da chaminé. Ganha um apelido de gata borralheira e não pode sair, não pode ir ao baile. Se substituirmos baile por festa ou balada trazemos o conto para os dias atuais. Porém, magicamente a magia pode ser entendida como o que se desenrola sem controle consciente ou a certeza de que tudo se resolve com o tempo,  ela consegue ajuda para sair.

Os bailes antigamente também tinham o significado de apresentar a garota para a sociedade, ou seja, mostrar que ela já estava pronta para casar, o que ainda está presente em nossos dias no chamado baile de debutante. De toda forma, a história conta o desejo do príncipe de encontrar uma princesa. Assim, em terceiro lugar, temos o desejo da menina que está se transformando em mulher de encontrar um príncipe encantado. Recordando que em uma sociedade com rei e rainha, o príncipe representa o poder político, mas igualmente o poder militar, jurídico e o poder econômico. Em poucas palavras, o desejo de encontrar um homem de posses, rico, que lhe dará todos os confortos do mundo. E isto, novamente, não é um aspecto da psicologia feminina perdida nos tempos de reis e rainhas. Então, temos a história de uma garota que se afasta da sua família nuclear, sua mãe morre e seu pai não lhe ajuda e encontra três mulheres malvadas e terríveis. Apesar da oposição de outras mulheres complicadas, ela consegue encontrar o príncipe encantado.

Portanto, temos no conto os elementos fundamentais da transição da infância para a vida adulta, os pais não estão mais lá, são ausentes, omissos ou simplesmente a garota percebe que não são tão ideais ou heróicos como pareciam antes. Sozinha e tendo que fazer coisas desagradáveis, ela sonha em encontrar alguém que a retire de seus problemas e lhe dê atenção, carinho e conforto, e eis que surge alguém. Embora o típico seja se apaixonar “quase todo dia com pessoas erradas”, ela encontra o príncipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com