TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder integrador da Terapia Cognitiva

Por:   •  5/4/2018  •  Resenha  •  5.342 Palavras (22 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 22

O Poder Integrador da TC

- processos cognitivos: o foco da TC incide sobre os fatores cognitivos da psicopatologia e da psicoterapia. Os conceitos cognitivos complementam ideias da teoria psicanalitica e behaviorista.

- a natureza e a função do processamento de informação (atribuição de significado) constitui a chave para entender o comportamento mal adaptativo e os processos terapeuticos positivos.

- psicopatologia: natureza de conceitos que quando ativados em certas situações são mal adaptativos ou disfuncionais = teorias informais, pessoais.

- psicoterapia: estratégias para corrigir esses conceitos.

- “teoria de teorias” = uma teoria formal dos efeitos de teorias pessoais ou construção de realidades.

- as estruturas teóricas da psicoterapia devem organizar os componentes terapeuticos (tratamentos) e as variaveis psicologicas relevantes dentro de um sistema de psicoterapia que constitua um modelo coerente para a pratica da clinica geral.

- a TC permite que a pessoa (atraves de exercicios para casa conjuntamente desenvlvidos) teste a teoria cognitiva no contexto de seu ambiente natural e de seu sistema de crenças.

- estrutura colaboração. Os pacientes devem aprender como a melhora é conseguida a fim de verem a si proprios como parceiros colaboradores no empreendimento terapeutico.

- a TC relaciona os varios transtornos psiquiatricos a variaveis cognitivas especificas, e inclui um conjunto formal e abrangente de principios e axiomas.

Desenvolvimento Inicial da TC

- Aaron Beck na tentativa de fornecer apoio empirico para certas formulações psicodinamicas de depressão encontrou algumas anomalias. Testar os principios teoricos especificos da psicanalise.

-depressão psicanalise: hostilidade retrofletida, masoquismo, “necessidade de sofrer”.

- em experiências laboratoriais os pacientes deprimidos pareciam melhorar em vez de resistir aos estimulos corretos.

- reformulação da depressão por Beck: transtorno caracterizado por uma profunda tendencia negativa ( expectativas de resultados negativos – consequencias do comportamento – na esfera pessoal, uma visão negativa de self, contexto e objetivos). Tentativas de reformular o conteudo e as distorções cognitivas negativas, resultando em desenvolvimento de estrategiazs terapeuticas.

Apresentação Formal da TC

- cognição como a chave para os transtornos psicologicos.

- Cognição: função que envolve deduções sobre nossas experiências e sobre a ocorrencia e controle de eventos futuros; processo de identificar e prever relações complexas entre eventos, de modo a facilitar a adaptação a ambientes passiveis de mudança.

- todas as afirmações teoricas podem ser derivadas logicamente dos axiomas (postulados ou proposições primitivas)

Axiomas da TC:

1- o principal caminho do funcionamento ou da adaptação psicológica consiste de estruturas de cognição com significados, denominadas esquemas. Significado refere-se a interpretação da pessoa sobre um determinado contexto e da relação daquele contexto cm o self.

2- a funçaõ da atrubuição de significado (tanto a nivel automatico quanto delibertivo) é controlar os varios sistemas psicologicos (comportamental, emocional, atenção, memoria). Portanto, o significado ativa estrategias para a adaptação.

3- as influencias entre sistemas cognitivos e outros sistemas são interativas

4- cada categoria de siginificado tem implicações que são traduzidas em padroes especificos de emoção, atenção, memoria e comportamento. Isto é denominado especificidade do conteudo cognitivo.

5- os siginificados são construidos pela pessoa (não preexistem na realidade), eles são corretos ou incorretos em relação a um determinado contexto ou objetivo. Quando ocorre distorção cognitiva= os significados são disfuncionais ou mal adaptativos (em termos de ativação de sistema). As distorções cognitivas incluem erros no conteudo cognitivo (significado), no processamento cognitivo (elaboração de significado), ou ambos.

6- os individuos são predispostos a fazer construções cognitivas falhas especificas (distorções cogn) = vulnerabilidade cogn. As vulnerabilidades cogn especificas predispoe as pessoas a sindromes especificas. Especificidade cogn e vuln. Cogn não estão interligadas.

7- psicopatologia = significados mal adapatativos construidos em relação ao self, ao contexto ambiental (experiencia), e ao futuro (objetivos)= triade cognitiva. Cada sindrome clinica tem significados mal adaptativos caracteristicos associados a triade. Ex: na ansiedade o self é visto como inadequado (recursos deficientes), o contexto é considerado perigoso, e o futuro parece incerto.

8- significado público ou objetivo de um evento: poucas implicações siginificativas p um individuo. Sgnificado pessoal ou privado: inclui implicações, significação ou generalizações extraidas da ocorrencia do evento = dominio pessoal.

9- niveis de cognição: pré-consciente- não-intencional, automatico. Consciente –de interesse primordial para melhora clinica. Metacognitivo – inclui respostas “realisticas” ou “racionais” (adaptativas).

10- os esquemas evoluem para facilitar a adaptação da pessoa ao ambiente, e são neste sentido estruturas teleonomicas. Um determinado estado psicologico (constituido pela ativação de sistemas) não é nem adaptativo nem mal adaptativo em si, apenas em relação ao contexto do ambiente social e fisico no qual a pessoa esta.

- os axiomas são inter-relacionados, e podem ser combinados para gerar hipoteses especificas; não são concebidos como principios estativos visto que a TC evolui.

Problemas e Orientações Teóricos

- processamento cognitivo automático

- termo inconsciente cognitivo para descrever estruturas e processos mentais que operam fora da consciencia fenomenal, contudo determinam experiencia consciente, pensamento e ação.

- situação crença interpretação afeto comportamento

- para elaboração, estruturas ou esquemas de crença existentes são ativados por circunstancias ambientais. O processamento esquematico ( de significado), quer consciente ou inconsciente, gera uma interpretação. A interpretação especifica leva ao afeto, que é seguido pelo comportamento específico, que por sua vez modifica a situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com