TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão TCC - A Terapia Cognitiva Comportamental

Por:   •  29/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

Revisão: Terapia Cognitiva Comportamental

1) Qual a principal técnica da Terapia Racional Emotiva?

O debate filosófico, que vai refletir uma mudança na filosofia de vida.

2) Quais os três pressupostos comuns às TCCs?

1- A atividade cognitiva influencia o comportamento.

2- A atividade cognitiva pode ser monitorada e alternada.

3- Mudanças na cognição determinam mudanças no comportamento.

3) De acordo com a TCC qual a relação entre emoções, cognições e comportamento?

Baseia-se na premissa de que a inter-relação entre cognição, emoção e comportamento está implicada no funcionamento normal do ser humano, e em especial, na psicopatologia. Um evento comum do nosso cotidiano pode gerar diferentes formas de sentir e agir em diferentes pessoas, mas não é o evento em si que gera as emoções e os comportamentos, mas sim o que nós pensamos sobre os eventos; nossas emoções e comportamentos estão influenciados pelo que pensamos. Nós sentimos o que pensamos. Os eventos ativam os pensamentos, os quais geram, como consequência, as emoções e o comportamento.

4) Quais as duas abordagens pioneiras em TCC?

TREC e a Teoria Beckiana.

TREC: propõe que as pessoas tendem a preservar vigorosamente seus padrões de pensamento irracionais, consequentemente métodos rigorosos de intervenção são necessários para efetuar mudanças significativas e duradouras. A TREC incorpora técnicas cognitivas, cognitivas e comportamentais a seu repertório, com determinados exercícios que incluem, por exemplo, automonitoramento dos pensamentos, biblioterapia, imagens racional-emotivas, métodos de relaxamento e treinamento de habilidades.

Terapia Cognitiva (Beckiana): o modelo cognitivo enfatiza especialmente a influência negativa do pensamento distorcido e das avaliações cognitivas irrealistas dos fatos sobre nossos sentimentos e comportamentos; assim pressupõem-se que o modo como um determinado individuo estrutura a realidade determina a condição afetiva desse individuo. O modelo de Beck propõe ainda um relacionamento recíproco entre afeto e cognição, em que o crescente comprometimento emocional e cognitivo pode resultar do reforço de um sobre o outro. Objetivo: é promover avaliações realistas e adaptativas dos fatos da vida em lugar de distorções.

5) Qual a meta da Terapia Racional Emotiva?

Ajudar os indivíduos a superar as suas crenças irracionais, conduzindo o paciente a um modo de interpretação de sua própria vida de um modo mais racional.

Principais metas: o interesse por si mesmo, o interesso social, a auto-orientação, a tolerância consigo mesmo e com os outros, a flexibilidade, a aceitação da incerteza, o comprometimento com interesses vitais, a auto-aceitação, o pensamento cientifico e uma perspectiva não utópica sobre a vida, os quais refletem uma visão distintamente filosófica.

6) Explique o método ABC da Teoria Racional Emotiva.

Ellis sugeriu que as pessoas erroneamente culpam eventos externos para a infelicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com