TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia de Aceitação e Compromisso

Por:   •  8/4/2019  •  Monografia  •  20.996 Palavras (84 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 84

[pic 1]

LIBERDADE COM COMPROMETIMENTO: DESCREVENDO O MODELO DE INTERVENÇÃO DA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO

Stefânia Bertelli Soldatelli

Caxias do Sul, 2016


UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA

LIBERDADE COM COMPROMETIMENTO: DESCREVENDO O MODELO DE INTERVENÇÃO DA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO

Trabalho apresentado como requisito para Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia, sob a orientação da Profa. Dra. Cristina Lhullier

Stefânia Bertelli Soldatelli

Caxias do Sul, 2016


SUMÁRIO

RESUMO        6

INTRODUÇÃO        8

OBJETIVOS        11

Objetivo Geral        11

Objetivos Específicos        11

REVISÃO DE LITERATURA        12

Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapias de Terceira Geração        12

Terapia de Aceitação e Compromisso        17

MÉTODO        23

Delineamento        23

Fontes        23

Instrumentos        25

Procedimentos        25

Referencial de Análise        26

RESULTADOS E DISCUSSÃO        28

Categoria 1 - Conhecendo Merida        28

Categoria 3 - Relacionamento entre Merida e sua mãe        32

Categoria 4 - Momento presente e eu como contexto        33

Categoria 5 - Valores e ação comprometida        35

Categoria 6- Desfusão e aceitação        36

Categoria 7 - Flexibilidade psicológica        37

CONSIDERAÇÕES FINAIS        40

REFERÊNCIAS        42


ANEXOS

Anexo A. Tabela com seleção e descrição das cenas extraídas do filme.............................47


LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Modelo de intervenção da ACT............................................................................20


RESUMO

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é classificada como uma terapia comportamental de terceira geração. Objetiva a flexibilidade psicológica por meio da compreensão verbal dos problemas e da análise dos eventos privados de forma consciente. O objetivo geral do trabalho é descrever a interação dos componentes do modelo de intervenção proposto pela ACT a partir da análise do conteúdo de um artefato cultural. E os objetivos específicos são: identificar os principais conceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); descrever as características das terapias de terceira geração, comparando-as com as de primeira e segunda geração; descrever os objetivos da ACT; descrever os componentes do modelo de intervenção da ACT e apresentar a aplicação do modelo de intervenção da ACT em um contexto específico. O delineamento é uma pesquisa qualitativa e exploratória. Como fonte, utilizou-se o filme de animação de longa-metragem Valente. Um primeiro instrumento foi construído no formato de uma tabela para descrever as cenas selecionadas. Outro instrumento foi desenvolvido para a categorização dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo. Elaborou-se sete categorias, sendo elas: conhecendo Merida; floresta versus castelo; relacionamento entre Merida e sua mãe; momento presente e eu como contexto; valores e ação comprometida; desfusão e aceitação e flexibilidade psicológica. Foi realizado o emparelhamento do conteúdo do artefato cultural com os componentes do modelo de intervenção da ACT. Foi possível identificar, a partir da análise dos resultados, que o filme descreve os seis componentes do modelo de intervenção proposto pela ACT. Dessa forma, ilustra os componentes e a interação entre eles. A personagem principal, Merida, conclui que a mudança e a liberdade almejada estavam o tempo todo dentro dela. A jovem se tornou capaz de identificar seus valores e realizar ações comprometidas. Assim, agiu em consonância com seus valores, conseguiu compreender que seu papel de princesa está interligado com os clãs e com o reino. Desenvolve a habilidade de impor sua opinião, mas de forma respeitosa. A interação entre os seis componentes dá origem à flexibilidade psicológica. Durante o processo de intervenção, há mobilidade de um componente para outro, os elementos são conquistados de forma conjunta. Quando se desenvolve a flexibilidade psicológica a intervenção não está finalizada. Esta é um movimento constante que requer olhar contínuo aos eventos privados e comprometimento com os valores escolhidos. Como sugestão, se fazem necessárias mais produções científicas em língua portuguesa para divulgação da ACT no Brasil, bem como as validações e adaptações dos instrumentos de mensuração.

Palavras-chave: Terapia de Aceitação e Compromisso, modelo de intervenção, Terapia Cognitivo-Comportamental, psicoterapia



INTRODUÇÃO

Ao longo da jornada acadêmica, temas abarcados pela ciência psicológica provocaram interesse no aprofundamento dos conhecimentos. Contudo, o assunto que gerou superior identificação e fascínio foi a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT).

O entusiasmo pela temática manifestou-se durante estudos na disciplina Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Assim como na palestra Novos horizontes em Terapia Cognitiva – A Terapia de Aceitação e Compromisso apresentada na VI Semana Acadêmica e XXVIII Semana do Curso de Psicologia, em setembro de 2013. Além da palestra Terceira Onda em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, assistida na XXIX Semana do Curso de Psicologia e III Mostra de Práticas em Psicologia, em setembro de 2014. Ademais houve participações em workshops que abordavam o tema, como: Terapia de Aceitação e Compromisso, em outubro de 2014; Terapia de Aceitação e Compromisso: aprimorando suas habilidades clínicas, em janeiro de 2015, e Terapia de Aceitação e Compromisso a partir do Modelo Matrix, em maio de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (132.8 Kb)   pdf (652.7 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 83 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com