TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unidade Multiculturalismo

Por:   •  4/5/2021  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Com o avanço no desenvolvimento de meios de transporte e comunicação extremamente eficientes e facilitados, o mundo se encontra em uma era na qual a interação social deixa de se limitar a interações locais passando assim a adotar proporções mais extensas, tomando escalas de interações regionais e até mesmo globais. Inerente a isto ocorre a interação de sociedades que nunca antes tiveram contato, o que pode proporcionar até mesmo estranheza por parte dos integrantes e em alguns casos mais extremos ser a causa da famigerada xenofobia, em virtude da prevenção de tal mentalidade é valido exaltar o multiculturalismo.

Sendo assim se torna valido conceituar o multiculturalismo, partindo de sua concepção mais bruta pode-se afirmar que “a coexistência de formas culturais ou de grupos caracterizados por culturas diferentes no seio de sociedades “modernas”.” (SANTOS; NUNES, 2003, p.26) com base neste proposto esse tipo de interação é algo inerente do desenvolvimento o humano, sendo assim necessário tratá-lo com cautela.

Devido a importância desta temática seria de extrema valia o desenvolvimento de uma visão pluricultural nas fases iniciais da criação do cidadão, então o desenvolvimento de atividades que visem abranger a visão do indivíduo ainda quando criança é importante para evitar possíveis problemas sociais futuros.

Visando isto uma possível proposta de atividade seria propor aos alunos que buscassem sobre algumas sociedades e suas culturas ao redor do mundo, indicando grupos de pesquisa, para que as crianças conversem entre si a respeito dos costumes pesquisados, e assim, após esta pesquisa apresentassem para a turma o que encontraram sobre a cultura estudada, indicando o que encontraram de mais interessante e o que talvez eles até gostassem que existisse em nossa cultura, e ao fim das apresentações seriam feito um discussão com todos a fim de mostrar como a turma conseguiu abstrair o que seus colegas apresentaram.

Com isto traria uma visão de que a cultura local não é a única existente e que existem inúmeras outras sociedades, com seus próprios costumes e que cada uma tem seu jeito de conviver e ser, entendendo que ocasionalmente pode ocorrer interações entre essas outras culturas e que cada uma deve ser respeitada.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Nunes, João Arriscado. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 (Série Reinventar a emancipação social: para novos manifestos, v. 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com