TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A abertura Behaviorismo

Artigo: A abertura Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo

A Psicologia no inicio do século XX buscava reconhecimento e inserção isso significava seguir regras do método cientifico definido na época. O Behaviorismo foi inaugurado com o artigo de Watson em 1913 com um manifesto “A psicologia como um comportamento” a vê “nele Watson defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois é visível e passível de observação por uma ciência positivista." Essa perspectiva levou ao rompimento da Psicologia com a Filosofia já que antes da Psicologia adquirir o status de ciência no sentido positivista do termo, tinha por objeto o estudo da alma e assim enquadrava-se dentro dos estudos filosóficos. Watson também defendia que determinados estímulos fazem com que o organismo de determinada reposta, pois o organismo ajusta-se aos ambientes através da formação dos hábitos.

Após Watson, temos outro importante pesquisador B.F.Skinner, o Behaviorismo Radical, como foi nomeado por Skinner teve grande aceitação nos Estados Unidos e no Brasil, este pesquisador propôs que essa filosofia da Ciência do Comportamento se desse através da analise experimental do comportamento.

O ser humano apresenta vários tipos de comportamento os quais foram classificados por Skinner do seguinte modo: comportamento reflexos, voluntários e comportamento operante. O comportamento operante é aquele que tem o estimulo emitido pelo ambiente e este desencadeia um comportamento observável. O comportamento reflexos é aquele em que o individuo age involuntariamente e o comportamento voluntario é uma ação consciente do individuo em relação a algum fato que ocorre no ambiente.

De acordo com teoria de Skinner seria possível criar ou excluir comportamentos ao inserir ou eliminar estímulos no meio ambiente, estes estímulos foram identificados pelo psicólogo behaviorista como: reforço positivo, reforço negativo e punição. O reforço positivo é o estimulo aplicado pelo pesquisador em um organismo logo depois deste ter tido um comportamento se repita, reforço negativo, o estimulo aversivo é retirado com a finalidade de que seja mais provável a repetição do comportamento desejado os dois tipos de reforços visam aumentar a frequência de determinado comportamento, punição que poderia ser negativa quando um estimulo desejado pelo organismo é retirado pelo pesquisador ou positiva quando introduzido um estimulo aversivo. A punição visa extinguir os comportamentos que são indesejáveis, este estimulo foi utilizado no ensino tradicional com o objetivo de moldar o comportamento de alunos indisciplinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com