TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação da psicologia à direita

Abstract: A aplicação da psicologia à direita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Abstract  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

ORIENTAÇÕES AV3.

INTRODUÇÃO

1 Quais são as características da Psicologia como ciência? Diferenciar os conhecimentos da Psicologia dos conhecimentos do senso comum.

2 Qual é a relação entre a Psicologia e o Direito, nas várias áreas de atuação e qual o papel do perito psicólogo judicial?

A psicologia jurídica é uma especialidade da psicologia que tem sua interface com o direito. Os setores da psicologia jurídica são diversos, há setores tradicionais, como a atuação em fóruns e prisões e há também atuações inovadoras como mediação. O psicólogo jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, contribui para políticas preventivas, estuda os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo, entre outras formas de atuação.

PERSONALIDADE

3 Compreender os diversos fatores que influenciam o desenvolvimento humano.

Hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.

4 Como funcionam os elementos da personalidade (id, ego, superego) no que se refere às condutas de comportamento?

O Id é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano. As leis lógicas do pensamento não se aplicam ao Id, havendo assim, impulsos contrários lado a lado, sem que um anule o outro, ou sem que um diminua o outro. O Id seria o reservatório de energia de toda a personalidade. Os conteúdos do Id são quase todos inconscientes, eles incluem configurações mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitável pela consciência. Um pensamento ou uma lembrança, excluído da consciência mas localizado na área do Id, será capaz de influenciar toda vida mental de uma pessoa.

“O Id pode ser associado a um cavalo cuja força é total, mas que depende do cavaleiro para usar de modo adequado essa força”.

O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. O Ego se desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id.

Ele tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade.

Uma das características principais do Ego é estabelecer a conexão entre a percepção sensorial e a ação muscular, ou seja, comandar o movimento voluntário.

“O Ego é como a casca de uma árvore, o Ego protege o Id, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizações”.

O Superego se desenvolve a partir do Ego. Freud descreve três funções do Superego: consciência, auto-observação e formação de ideais.

O Superego de uma criança é, com efeito, construído segundo o modelo não de seus pais, mas do Superego de seus pais; os conteúdos que ele encerra são os mesmos e torna-se veículo da tradição e de todos os duradouros julgamentos de valores que dessa forma se transmitiram de geração em geração.

“O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade”.

FAMÍLIAS

5 Qual a importância da família para o desenvolvimento da personalidade da criança?

A família é uma das instituições mais antigas da sociedade, tem em seu contexto fatores relevantes dirigidos a cada membro deste grupo. Os pais exercem grande papel dentro da família, pois é através deles que a criança da início a seu contato social em nossa cultura. É na família que a criança forma suas primeiras ligações afetivas e encontra seus modelos.

6 Quais as funções internas e externas da família?

As famílias, como agregações sociais, ao longo dos tempos, assumem ou renunciam funções de proteção e socialização dos seus membros, como resposta às necessidades da sociedade pertencente. Nesta perspectiva, as funções da família regem -se por dois objetivos, sendo um de nível interno, como a proteção psicossocial dos membros, e o outro de nível externo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão.

7 Compreender as novas necessidades sociais que tem trazido modificações nas funções das famílias.

Compõe-se de um conjunto de indivíduos com condições e em posições, socialmente reconhecidas, e com uma interação regular e recorrente também ela, socialmente aprovada. Consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com