TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atenção básica na atenção psicossocial

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

JENNEFER DE OLIVEIRA

SILVIA MARA MAYER TEIXEIRA  FURTADO

RELATÓRIO TÉCNICO DO

III SEMINARIO DE ATENCAO PSICOSSOCIAL

EIXO 5 – ATENCAO BÁSICA

FLORIANOPOLIS, 13 DE AGOSTO DE 2016

Florianópolis

2017

JENNEFER DE OLIVEIRA

SILVIA MARA MAYER TEIXEIRA FURTADO

ATENDIMENTO AO SOFRIMENTO NA ATENCAO PRIMARIA

PROMOCAO DA SAUDE MENTAL DIANTE DA PRODUCAO DA LOUCURA DO COTIDIANO

Relatório técnico de evento assistido pelas alunas do Curso de Psicologia, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para aprovação da unidade de aprendizagem: Fundamentos Históricos e Teóricos da Atenção Psicossocial em Saúde.

Orientador: Prof.ª Ana Maria Pereira Lopes

Florianópolis

2017

1. IDENTIFICACAO

Relatoras: Jennefer de Oliveira e Silvia Mara Furtado

Título: Relatório Técnico em evento sobre Saúde Mental

Disciplina: Fundamentos Históricos da atenção psicossocial em saúde

Professora: Ana Maria Pereira Lopes

Evento: III Seminário de Atenção Psicossocial - Atenção Psicossocial ao sofrimento Psíquico: Articulando os pontos de Atenção na Construção de um SUS Integral

Data: 11 12 e 13 de agosto de 2016

Local: Centro de Convenções Centro sul- Florianópolis –SC

Público- Alvo: Psicólogos, estudantes e profissionais da área da saúde e movimentos sociais.

  • Palestra do dia 13 de agosto de 2016, as 08h00min

Palestra 01 – Magda do Canto Zurba-Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Atendimento a sofrimentos na atenção primária: promoção da saúde “mental” diante da produção da loucura no cotidiano.

Palestra 02 – Cibeli Larissa Vieira Kohler – Prefeitura Municipal de Florianópolis
                      Larissa Kuhnen Lehmkuhl- Secretaria Municipal de Saúde de Angelina

Supervisão Clínica Institucional como mais um dispositivo da Reforma e Estratégia de Promoção em Saúde do Trabalhador.

2.  INTRODUÇAO

O evento foi planejado, desenvolvido e promovido pelo Conselho regional de Psicologia de Santa Catarina, CRP 12 ª.  Na construção do Seminário, o mesmo foi organizado em eixos de Saúde. Nas palestras das quais este relatório descreve discutiu-se o 5 Eixo – Atenção Básica na rede do SUS, que foi acontecido no dia 13 de agosto de 2016 às oito horas. A fim de reafirmar o direito à atenção psicossocial em saúde através de discussões teóricas e cotidianas dos possíveis e o impossível na articulação entre pontos de atenção especializados em saúde mental e demais aspectos na atenção em saúde. O desafio com o surgimento do SUS há 25 anos e que permanece atual para uma forma mais humana, integral e articulada de fazer saúde no Brasil.

O Eixo se apresenta com o título - Atendimento ao sofrimento na atenção primária: promoção da saúde “mental” diante da produção da loucura no cotidiano. Acompanhamos na primeira parte das palestras a psicóloga Magda do Canto Zurba, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e que atualmente opera na produção de conhecimento junto ao curso de mestrado na academia de Psicologia. Contudo os dados apresentados pela mesma vão discorrer sobre a noção de território, sofrimento psíquico, primeiro acolhimento na atenção básica, recursos que devem ser adotados para a promoção de uma rede de cuidados à atenção psicossocial. Este serão minuciosamente descritos e elencados a literatura base, disponibilizada por esta disciplina. Em um segundo momento as psicólogas Cibeli Larissa Vieira Kohler da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Larissa Kuhnen Lehmkuhl da Prefeitura Municipal de Angelina dão procedência na mesa estas vale salientar que são profissionais que atuam na ponta, na base, assim, trouxeram relatos das suas experiências para promover reflexões sobre as possibilidades e limitações da atuação cotidiana do profissional da Psicologia na atenção primária, sobre o pensar a loucura e suas diferentes formas e complexidades e como o SUS, enquanto projeto de atenção a saúde, construído ao discorrer na interdisciplinaridade, acolhe e atende esses sujeitos que vivem na territorialidade. Sendo elencado como a Supervisão clínica institucional pode ser utilizada estrategicamente a fim de promover a saúde do trabalhador que atua nesses espaços.

Este relatório visa contribuir com a compreensão do papel do psicólogo na Rede de atenção Básica, mais especificamente com o exercer da promoção da atenção psicossocial e a acuidade da compreensão sobre o cotidiano das diferentes comunidades, espaços e subjetividades. A atenção básica tem entre seus principais objetivos a de possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao sistema de Saúde, isto em um âmbito geral, englobando as demandas em saúde mental, neste âmbito as ações são discorridas baseadas na noção de território, na qual é geograficamente conhecido, possibilitando aos profissionais a proximidade das vivências e história de vida da população, criando vínculos com a comunidade. Por ser o primeiro recurso utilizado pela população, tem presente constantemente a incidência de situações de sofrimento psíquico. Estes profissionais iram articular diretamente com o acolhimento potencial deste sofrimento, articulando muitas vezes com os NAFS que são denominados como:

    Diversas ações, saberes e práticas se complementam; a participação social com foco na gestão participativa; a educação permanente em saúde buscando a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho; a humanização, a partir de construções coletivas entre gestores, trabalhadores e usuários e promoção da saúde que procura eleger formas de vida mais saudáveis (BRASIL, 2009b).

Os NAFS são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas, na palestra fazia-se presente a Psicóloga Larissa Kuhnen Lehmkuhl que compunha a equipe na cidade de Angelina, na qual através de relatos vivenciados foi possível detalhar e esclarecer dúvidas perante o exercer destes profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (471.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com