TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A classe operária vai ao paraíso

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

A classe operária vai ao paraíso

     

07/09/2013


        Segundo Karl Marx a produção de ideias e as condições sociais e históricas nas quais elas são produzidas não podem ser separadas. Ele concebe a historia como um conhecimento dialético e materialista da realidade social, ou seja, a sociedade é fruto de um processo histórico, o individuo estará impregnado de sua existência. A história é práxis, é o modo como os homens produzem, em determinadas condições, seu modo de se reproduzirem e de organizarem suas vidas como homens. A história não é uma sucessão de causas e efeitos, ela se faz com ideias antagônicas que se relacionam, não poderá prevalecer uma ideia. Essa contradição, força interna que produz acontecimentos, se estabelece entre homens reais  em condições históricas e sociais reais e se chama luta de classes (CHAUÍ, 1980).

         As classes sociais são relações sociais determinadas pelo modo como os indivíduos, na produção de suas condições materiais, se dividem no trabalho, em proprietários e não proprietários, trabalhadores e pensadores e finalmente em instituições sociais e Estado. Nessas relações sociais capitalistas o trabalhador passa a ser uma coisa denominada força de trabalho que recebe outra coisa chamada salário e  o proprietário dos produtos e das condições de trabalho passa a ser uma coisa chamada capital que possui outra coisa denominada lucro. Essa coisificação é resultante da alienação do homem por ele não se sentir produtor das condições reais de existência social, mas, ao contrário, como produto de tais condições atribuindo a origem da vida social a forças alheias as suas, superiores e independentes (CHAUÍ, 1980).  

         É através de um fenômeno denominado Ideologia  que o trabalhador fica passivo à situação em que lhe foi roubada a condição humana e que  é explorado em seu trabalho não pago (mais-valia), que  a realidade lhe parece natural, normal e aceitável. É da ideologia que vem a não percepção da existência das  classes sociais que determinam o explorador e o explorado, ela é o instrumento de dominação de classes. O Estado é a forma pela qual  os interesses da classe dos proprietários ou exploradores ganham a aparência de interesses de toda a sociedade, é através das leis que o Estado aparece como um poder neutro(CHAUÍ, 1980) .  

        Esses conceitos são ilustrados no filme  A Classe Operária Vai ao Paraíso de Elio Petri que conta a história do operário padrão  Ludovico Massa , apelidado de Lulu. O filme tem como cenária a fábrica de peças para motores BAN que utiliza um sistema de metas de produção sem o justo aumento da remuneração. Os movimentos sindicais e de estudantes travam luta para por fim a esse sistema desumano   de produção mas Lulu e os colegas ignoram o movimento.

        O operário Lulu, devido a sua alta produtividade, passa a ser  parâmetro para os demais funcionários, considerado o “puxa-saco tem postura de carrasco para os colegas e submisso ao patronato.  O operário, alienado, acredita que o trabalho duro lhe dará meios para ascender, para satisfazer os desejos de consumo da esposa e acumular objetos desnecessários. Lulu fica incomodado com o trabalho, reconhece que está fazendo mal para a saúde mas se conforma em “pedalar e pedalar”, diz que dentro da fábrica não tem mais o que fazer senão trabalhar, que só tem a força de trabalho e não tem terras. Lulu menciona também que não conhece o patrão, por isso não se considera um puxa-saco. Ludovico não tem interesse pelo nome dos colegas e não sabe o que está produzindo dizendo que até um macaco pode fazê-lo. O operário está aqui atribuindo a sua condição ao sistema imposto pelo patrão dizendo que não inventou o sistema, é o conformismo, a ideia de que ele é produto e não produtor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com