TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre uma abreviatura e uma abreviatura

Tese: A diferença entre uma abreviatura e uma abreviatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Acrónimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: Para sigla de pedreiro, veja Marca de pedreiro.

Question book.svg

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Yahoo! — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Acrónimo (português europeu) ou acrônimo (português brasileiro) ou sigla, é uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução, ou pela maioria destas partes.

A palavra acrónimo deriva do grego: άκρος (ákros), "extremo" + ὀνομα (onoma), "nome". Os acrónimos são especialmente úteis nas telecomunicações, uma vez que permitem condensar várias palavras em poucas letras, poupando largura de banda e, em alguns casos, dinheiro.

Índice

1 Diferença entre acrónimo e sigla

2 História

3 Exemplos

4 Acrónimo recursivo

5 Referências

6 Ver também

7 Ligações externas

Diferença entre acrónimo e sigla

Tanto os acrónimos como as siglas são palavras formadas por letras ou sílabas iniciais, no entanto:

A sigla é pronunciada segundo a designação de cada letra, como no caso de CCB (Centro Cultural de Belém), pronunciado "cê" "cê" "bê"; porém há um convencionamento que se vem dando de que quando soletradas as letras que formam a sigla, esta seja denominada de 'sigloide' e quando tratadas como vocábulo, pronunciadas silabicamente como uma palavra qualquer da língua, que esse tipo de sigla receba a denominação de 'siglema', equivalendo dessa forma um siglema a um acrônimo.1

O acrónimo é pronunciado como uma palavra só, respeitando a estrutura silábica da língua,2 como no caso de MUDE (Museu do Design), pronunciado "mude".

No português falado no Brasil, contudo, a palavra "acrônimo" dificilmente é utilizada, sendo a palavra "sigla" mais usualmente empregada para designar ambos os tipos de conjunção.

História

Os acrónimos são um fenómeno relativamente recente, assumindo popularidade apenas no século XX.

No entanto, existem exemplos mais antigos. Os primeiros cristãos em Roma usavam um peixe como símbolo de Jesus, em parte devido a um acrónimo: "peixe" em grego escreve-se ἰχθύς (em maiúsculas ΙΧΘΥΣ, ichthus), cujo significado é tomado por ᾿Ιησοῦς Χριστὸς Θεοῦ Υἱὸς Σωτήρ (Iēsous Christos Theou Huios Sōtēr), "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador". Vestígios desta interpretação datam dos séculos II e III e encontram-se preservados em Roma. Também o uso de acrónimos é comum no hebraico desde a Idade Média, com exemplos como רמב״ם (Rambam) para רבי משה בן מימון (Rabbi Moshe ben Maimon) e תנ״ך (Tanakh) para תורה (Torah, Lei), נביאים (Nevi'im, Profetas) e כתובים (Ketuvim, Escritos).

Os acrónimos ocorrem frequentemente em linguagem técnica ou como abreviaturas de nomes de organizações, uma vez que permitem abreviar termos extensos frequentemente referenciados. Os militares e agências governamentais empregam frequentemente acrónimos. Algumas pessoas partilham da opinião que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com