TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a abreviatura ISO?

Tese: Qual é a abreviatura ISO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 9

MINI-CURSO

A NBR-ISO 9001:2000 EM 16 RESPOSTAS

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc

Certified Quality Engineer – ASQ/USA

Diretor da QUALITAS

01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO?

ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça. A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.

O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 136 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.

A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.

02. O QUE É A SÉRIE ISO 9000?

A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para “Gestão da Qualidade” e “Garantia da Qualidade”. Ela não é destinada a um “produto” nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.

As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.

A série é composta das seguintes normas:

ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário

ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos

ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance

ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental

A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000.

03. QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ENCONTRAMOS NA SÉRIE ISO 9000?

A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias e a ISO 9001 representa requisitos de Sistema da Qualidade para uso em situações contratuais, que exijam a demonstração de que a Organização fornecedora é administrada com qualidade. Mais detalhadamente temos:

ISO 9000 - descreve os fundamentos do sistema de gerenciamento da qualidade e especifica a sua terminologia

ISO 9001 - Especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para uso onde a capacidade da organização de prover produtos que atendam ao cliente e aos requisitos regulatórios precisa ser demonstrada.

ISO 9004 - Fornece diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos para melhoria contínua, que contribui para a satisfação dos clientes da organização e outras partes interessadas

ISO 19011 - provê guia para o gerenciamento e condução de auditorias da qualidade e ambiental.

04. COMO FORAM DESENVOLVIDAS AS NORMAS ISO 9000?

Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-176 da ISO no período de 1980 a 1987.

No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pelo Comitê Técnico Brasileiro - CB 25.

05. COM QUE FREQUÊNCIA ELAS SÃO REVISADAS?

Elas são revisadas a cada 5 anos. A última revisão foi publicada em em dezembro/2000.

06. QUAL O IMPACTO DA ISO 9000 NOS NEGÓCIOS?

Acredita-se que a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial.

Mais de 410.000 organizações já foram certificadas no mundo e pelo menos 150 países já adotaram as normas ISO 9000. O Brasil conta com cerca de 9.000 organizações certificadas .

As organizações já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implantação de sistemas de qualidade na linha da ISO 9000. Portanto para vender para essas 6000 organizações brasileiras é fundamental implantar sistema de qualidade de acordo com as normas da série ISO 9000.

07. O QUE SIGNIFICA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9000?

Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001.

08. QUAL A VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO?

O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.

09. QUAIS SÃO OS REQUISITOS DA ISO 9001?

A ISO 9001 agrupou os requisitos em quatro grandes grupos:

5. Responsabilidade da administração

6. Gerenciamento de recursos

7. Produção

8. Medição, análise e melhoria

10. QUAIS SÃO AS ETAPAS NECESSÁRIAS PARA A CERTIFICAÇÃO?

Comprometimento da alta administração.

É fundamental o comprometimento da direção da organização. Além dos benefícios e vantagens, a Diretoria deve estar consciente das dificuldades da implantação e do investimento necessário ( tempo das pessoas, recursos financeiros para consultoria, treinamento e certificação )

Seleção e designação formal de um coordenador.

O coordenador tem um papel importante no processo. Além de conhecimentos específicos de qualidade, deve Ter características que facilitarão o trabalho como: facilidade de comunicação, acesso fácil aos membros da organização, conhecimento da instituição, etc.

Formação do Comitê de coordenação.

O Comitê é normalmente formado pela Diretoria, pelos Gerentes ou Chefes e pelo Coordenador da Qualidade. Tem como responsabilidade a realização da análise crítica periódica do sistema de qualidade implantado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com