TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência das teorias administrativas sob a forma de organização do trabalho nas empresas

Artigo: A influência das teorias administrativas sob a forma de organização do trabalho nas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Artigo  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são as influencias das teorias administrativas na forma de organização de trabalho nas empresas?

As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo à analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho.

O pensamento administrativo acompanha momentos históricos, políticos e sociais e se diferem entre si pela ênfase em certos tópicos e conteúdos específicos.

Fayol estabeleceu que todas as atividades de uma organização poderiam ser dividias em 6 grupos:

Teoria Científica

Surgiu durante a Revolução Industrial teve como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário. Acreditava-se que quanto maior a gratificação salarial maior a produção, observou-se também à influência do ambiente no aumento da produção, como a melhora da ventilação e iluminação. Com a especialização do trabalhador também surgiu à especialização do elemento supervisor, na qual o operário passa a reportar a diferentes supervisores as diferentes tarefas.

Dentre as críticas a essa teoria há o fato de não levar em consideração as relações humanas, de forma a tratar o ser humano como parte da engrenagem, pesquisas posteriores comprovaram que a especialização do trabalhador não é compatível com o aumento da produção.

Teoria Clássica

O precursor da Teoria Clássica, Henry Fayol mostrava-se muito preocupado com a organização que se estabelece diante de uma adequada estrutura e o funcionamento compatível com essa estrutura, essa preocupação fez com que os adeptos dessa teoria fossem denominados "anatomistas" e "fisiologistas da organização.

Acreditava-se que as empresas tinham seis funções em comum: técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa.

Enfatizou-se os princípios da divisão de trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse particular pelo interesse geral, remuneração, hierarquia, equidade.

Em relação aos recursos materiais definiu-se que cada coisa deve permanecer em seu lugar, preceito influenciado pelas idéias eclesiásticas e militares, de modo que concebe a organização como uma estrutura rígida, hierárquica, estática e limitada. Nessa fase surgiu a divisão do trabalho em grupo chamado de departamento.

Teoria das Relações Humanas

Mais preocupados com as relações interpessoais, a Teoria da Relações Humana prioriza o bem- estar, a interação, os sentimentos do indivíduo e sua inserção no grupo de trabalho, deixando de lado o rigor das regras e normas compatíveis os as teorias anteriores.

Influências :

Tanto a Igreja Católica como a organização militar tinham como influência o poder centralizado, porém o segundo determinou a divisão por hierarquia tendo como preceitos a disciplina e a unidade de direção, mostrando a importância de que todos os envolvidos tivessem ciência de suas funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com