TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Psicopatologia na Psicologia

Por:   •  12/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                              CURSO SUPERIOR DE PISCICOLOGIA

 

PSICOPATOLOGIA II

TRABALHO I

FICHAMENTO: A IMPORTÂNCIA DA PSICOPATOLOGIA NA PSICOLOGIA  

 

                                         ANNA JULIA I. AMORIM

                                                          017001

                                                  ITAPETININGA

                                                                        2022

                          CURSO SUPERIOR DE PISCICOLOGIA

FICHAMENTO: A IMPORTÂNCIA DA PSICOPATOLOGIA NA PSICOLOGIA

Trabalho bimestral apresentado ao Curso de Psicologia, do Centro Universitário Sudoeste Paulista, a ser utilizado como instrumento para avaliação de apreensão e compreensão dos conceitos da disciplina de Psicopatologia II, sob a orientação da Prof.ª Lilian Rosa Soares.

                                                ITAPETININGA

                                                          2022


        

A psicopatologia pode ser definida como estudo descritivo dos fenômenos psíquicos de cunho anormal, exatamente como se apresentam à experiência imediata, de forma independente dos problemas clínicos. Estudando sinais e sintomas, gestos, comportamento e as expressões dos enfermos além de relatos e autodescrições feitas pelos mesmos.

É através desse campo que temos uma visão descritiva de comportamentos. É a área que aborda a natureza essencial da doença mental, suas causas, mudanças funcionais e estruturais e suas formas de manifestação.

Configura-se como um conceito amplo e complexo que envolve diversas áreas do conhecimento que vai desde as disciplinas biológicas e as neurociências, até outros saberes oriundos da psicanálise, psicologia, sociologia, filosofia, linguística, entre outros. Objetivando o estudo dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental.

O campo da psicopatologia inclui uma variedade de fenômenos humanos especiais, associados ao que se denominou historicamente de doença mental. São vivencias, estados mentais e padrões comportamentais.

A psicopatologia pode ser definida como uma ciência autônoma que serve de auxílio à psiquiatria e à psicologia clínica, a qual é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.

Embora o objeto de estudo seja o homem em sua enfermidade, nunca se pode reduzir por completo o ser humano a conceitos psicopatológicos. Deve-se considerar o indivíduo globalmente atentando sempre para os padrões de normalidade aonde o indivíduo a ser questionado está inserido, não se deixando guiar “cegamente” pelos sintomas. Considerar um sintoma isolado é fazer com que o objetivo principal de entende-lo (compreender o indivíduo) seja esquecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com