TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da ressocialização do ser humano na humanidade

Tese: A importância da ressocialização do ser humano na humanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da ressocialização do ser humano na humanidade.

Introdução:

Qualquer processo de socialização pode ser considerado uma ressocialização, sempre que tal implique, por parte doator que nele se envolve, uma mudança significativa no comportamento. Não se trata propriamente de um corte radicalcom aprendizagens e vivências anteriores, mas sim da aquisição de novas experiências, que lhe fazem interiorizaroutras normas e valores eventualmente diferentes daqueles a que estava habituado e que o ensinam a viversocialmente em conformidade com a nova condição que passa a deter. A cidade, espaço socialmente heterogéneo,facilita o estabelecimento de relacionamentos entre indivíduos e grupos, num permanente "processo relacional" (Costa)de partilhas identitárias que, pela ação continuada das socializações, elas próprias complexas, tendem a a revalorizar-se, umas, ou a desvalorizar-se, outras, num conjunto de requalificações permanentes que o tempo e as circunstancias ecológicas e espaciais movem. Existem tipos diferentes tipos de ressocialização, por exemplo: ressocialização de imigrantes; ressocialização de ex detentos; ressocialização de menores infratores e etc. A seguir algumas definições.

Resocialização de imigrantes:

Indivíduo que, proveniente dos meios rurais, migra para a cidade tem,potencialmente, capacidade de assegurar distintos processos de socialização, que decorrem dos múltiplos papéis, efuncionam como mecanismo de revisão identitária que o novo meio, por comparação ao anterior, lhe oferece ou lheimpõe: nas relações de género ou nos planos familiar, religioso, étnico, ocupacional. Mas cada um destes papéis édinâmico e está sujeito a mutações mais ou menos acentuadas, naturalmente pelo tempo, e especificamente peloespaço, isto é, pelas características que distinguem os espaços de um mesmo país. Para os migrantes, há, assim, umadupla dimensão na evolução identitária, produto de socializações e ressocializações: uma que se pode apelidar dehorizontal e que resulta do impacto que necessariamente a mudança para um novo espaço e, sobretudo, para umespaço com características distintas do seu espaço de origem necessariamente impõe; outra, que se pode apelidar devertical e que resulta do tempo e dos percursos individuais, das respetivas experiências, e da perceção que cada umtem sobre a vida em geral, e que é comum a qualquer indivídu, isto é, faz parte integrante da evolução humana, ouseja, de cada ser humano enquanto ser social.

Ressocialização de dependentes químicos:

Um dos temas mais palpitantes e preocupantes da sociedade é o crescente consumo de drogas pelos jovens, em especial o “crack”, que vem desmantelando o convívio familiar e social, com traumas graves. A sociedade tem buscado formas, embora ainda tímidas, de coibir o tráfico e o tratamento para os dependentes químicos, no entanto a maior carência esta na inserção e ressocialização do dependente na sociedade. Após sua saída das clinicas, o mesmo, depara-se com seu retorno ao lar com os seus pseudo amigos e uma total falta de perspectiva futura, normalmente sem emprego e acompanhamento médico e psiquiátrico condizente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com