TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das formulações teóricas que emanam de: gestalt, psicanálise e humanismo para a educação

Artigo: A importância das formulações teóricas que emanam de: gestalt, psicanálise e humanismo para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA

Com base no estudo prévio da Unidade 2 de ensino, justifique, com suas próprias palavras, a importância das formulações teóricas advindas da: Gestalt, da Psicanálise e do Humanismo para a educação. Em seguida, discuta com seus colegas, no Fórum, a viabilidade dessas teorias na realidade educacional brasileira.

Psicologia da boa forma ou Gestalt: tem como objeto de estudo a percepção, ou seja, o que o indivíduo percebe e como ele percebe, são importantes para a compreensão do comportamento humano, porque nosso comportamento fluirá de acordo com a maneira como percebemos um determinado estímulo Por isso é importante compreender quais são os processos psicológicos na ilusão de óptica, quando o estímulo físico é percebido de forma diferente do que é na realidade. Para Gestalt o cérebro é dinâmico, funcionando com todos os elementos ao mesmo tempo, assim, percebemos o objeto como um todo.

Psicanálise: teve Freud como fundador que alegava que para compreendermos o comportamento humano devemos nos atentar não apenas os conteúdos conscientes mas também os inconscientes. Sentimentos positivos ou negativos, são transferidos, no conceito de transferência do aluno para o professor e no conceito de contratansferência do professor para o aluno influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Com relação ao desejo, Freud identificou o quanto o desejo motiva e impulsiona o ser humano para a busca do conhecimento, dessa forma direcionando para o desejo que o aluno tem de aprender.

O Humanismo foca que o aluno deve ser o centro na transmissão da aprendizagem, uma vez que ele é um indivíduo que possui sentimentos, desejos, pensamentos e necessidades, tornando-o capaz de elaborar mudanças internas. Dessa forma é importante que o ambiente escolar seja agradável, saudável e confortável para os alunos, pois um ambiente onde os alunos sintam-se bem, servirá como incentivo para os alunos quererem aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com