TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das relações interpessoais e a interação com a comunidade na educação de crianças

Artigo: A importância das relações interpessoais e a interação com a comunidade na educação de crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Artigo  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Leia atentamente os três textos disponibilizados para essa atividade.

• O primeiro texto, Ensino Fundamental de Nove Anos, fala sobre educação com qualidade social, ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e organização do trabalho pedagógico;

• O segundo, Aluno, Família e Escola, ressalta os principais responsáveis pela formação dos nossos jovens;

• O último, Todos pela Qualidade, destaca a importância das relações interpessoais e a interação com a comunidade na educação das crianças.

1- Como essa relação interfere (positiva ou negativamente) no desenvolvimento do processo educacional e no desempenho dos alunos?

A relação entre escola, aluno e comunidade se interagindo, terá uma importância ímpar no processo educacional, para tanto se faz necessário à busca de estratégias de ação envolvendo essa relação, na qual direção,professores,alunos e pais, assumam compromisso coletivo em prol da aprendizagem. Essa interação entre os envolvidos acontecendo é fato que os resultados serão positivos, uma vez que cada segmento terá certeza de seu papel e sua função nessa perspectiva do desenvolvimento e da aprendizagem. Podemos também dizer que esta nova realidade, onde as relações entre a família e a escola devem proporcionar um ambiente de respeito mútuo, na confiança e na aceitação de suas peculiaridades, a participação da família pode ser benéfica para a escola por diversos motivos, dentre estes:aproximam os dois mundos, favorece a aprendizagem do jovem e as funções ficam melhores definidas. Ficando a equipe escolar com grande tarefa de mobilizar os alunos para o conhecimento,estimular as interações e as participações, promovendo valores como o respeito e a cooperação através do empenho coletivo, o que requer a adesão de todos os envolvidos com a prática pedagógica. Positivamente,porque com a família e escola juntos são bom para o aluno ,pois os pais incentivar o seu filho a estudar cada vez mais.

2-Escolas seguras,boa alimentação,livros didáticos atualizados e livros para leitura,computadores para as pesquisar e lógico ter também prova pratica em que os alunos desenvolvam o que aprenderam em sala de aula.

3- Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola. O que nem sempre fica claro entre os integrantes da equipe, porém, é o objetivo primordial de buscar um ambiente como esse: oferecer condições para que as crianças, de fato, aprendam. Para que a gestão escolar seja bem-sucedida, cada medida tomada deve considerar esse preceito, funcionando como um verdadeiro filtro para todas as ações.

O gestor é o responsável pela criação de um ambiente acolhedor, que viabilize o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedagógico da escola. Mas é essencial que ele envolva equipe, pais e alunos em torno desse objetivo. "Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com