TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da representatividade midiática na autoestima e empoderamento de homens gays

Por:   •  6/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 14

Carolina Gudin de Souza Ramos                                31620124

Guilherme de Oliveira Zanoni                                        31614051

Letícia Yumi Nakao Morello                                        31622895

Luísa Santos Almeida                                                31656447

A influência da representatividade midiática na autoestima e empoderamento de homens gays.

INTRODUÇÃO

O conceito de autoestima é muito estudado no campo da psicologia e frequentemente relacionado a questões de saúde, como a depressão. Apesar da crença histórica na visão de que a autoestima é proveniente de processos internos do indivíduo, estudos recentes vêm relacionando sua construção a fatores ambientais como discriminação e produções culturais, dentre elas cinema e teatro.

Os conceitos de representatividade midiática e empoderamento estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da autoestima de populações; são recentes nas publicações científicas e geralmente aparecem ligados a minorias sociais como a população LGBT. Tal população é historicamente privada de direitos básicos e aparece na mídia através de categorias não representativas.

Visto isso e percebendo a escassez de estudos sobre o tema, o presente trabalho visa analisar a influência da representatividade midiática na autoestima de homens gays.

 

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

A autoestima pode ser definida como o conjunto de valores que o indivíduo faz a respeito de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, podendo considerá-los positivos ou negativos. Os efeitos dessa valoração podem ser percebidos nas respostas dos indivíduos a diferentes situações de modo que, quanto mais positiva a valoração, mais segura e confiante é a resposta e maior é a auto-aceitação. (Schultheisz et al., 2013)

O primeiro uso do termo autoestima é historicamente recente. Há pouco mais de um século, William James postulou que esta é determinada pela comparação intuitiva entre o quanto foi conquistado e o quanto ainda se almeja conquistar. Para o autor, quanto mais próximos de suas pretensões, maior autoestima os indivíduos apresentariam. (Andrade e Souza, 2010). Segundo Schultheisz e Aprile (2013), as pretensões, por sua vez, são permeadas pelos desejos sociais que são impostos ao indivíduo, o que relaciona diretamente a construção da autoestima ao ambiente em que tal indivíduo está inserido, caracterizando-a como mutável, portanto.

Todavia, essa visão não é consensual, uma vez que autores como Branden (1995, apud Andrade e Souza, 2010) defendem que a autoestima é mais relacionada a operações mentais introflexivas, portanto pouco dependentes do meio em que o indivíduo se situa.

A maior aceitação ao longo da história da visão sobre a autoestima como algo introspectivo fez com que o número de pesquisas envolvendo esse conceito se voltasse à autopercepção de populações que têm como característica alguma patologia (algo oriundo do sujeito), como portadores de câncer, doenças degenerativas, úlcera, dentre outras. (Schultheisz e Aprile, 2013).

Muito recentemente iniciaram-se estudos relacionando a construção da autoestima com a qualidade do ambiente em que a pessoa se encontra, o que abriu espaço para novos públicos, como as minorias sociais. Um exemplo é o estudo feito por Taquette e Meirelles (2013) que relata a discriminação sofrida por meninas negras e suas consequências na crença de inferioridade presente em tal população. Outro estudo com a mesma lógica é o de Gregório (2015), que traz a relação entre autoestima e discriminação internalizada em um a minoria social, neste caso gays e lésbicas, apresentada primeiramente no texto de Meyer e Dean (1998, apud Newcomb & Mustanski, 2010).

A respeito dessas minorias, estudos recentes apontam a relação entre a construção de sua autoestima com outros dois conceitos: o de empoderamento e o de representatividade.

Há uma natureza multidimensional para o empoderamento, visto que não existe uma definição aceita, não sendo definidas suas dimensões e operacionalização. Contudo, o conceito vem sendo empregado nas pesquisas da área da saúde por pouco mais de 10 anos. Foi utilizado pela primeira vez por Paulo Freire, na educação emancipatória, onde o empoderamento é visto como uma resposta à opressão oriunda da desigualdade social. Vale ressaltar que para a psicologia, o empoderamento é um atributo da comunidade, portanto, o conceito é mais visto na psicologia comunitária, em estudos de gênero, educação e na saúde (CEREZO;JUVÉ-UDINA, 2016).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) na 7º Conferência Global sobre Promoção da Saúde (2009), concluiu que o empoderamento é um processo que permite que comunidades (grupos de pessoas que podem ou não estar espacialmente juntos) aumentem o controle sobre suas decisões. Para conseguir desenvolver habilidades que influenciam em suas escolhas sobre sua saúde e bem-estar, a comunidade e os indivíduos precisam ter acesso a informação.

Kleba et. al. (2009) afirma que o aumento de poder resultante desse controle proporciona autonomia pessoal e coletiva, alterando, portanto, a percepção de si e, conjuntamente, a autoestima, principalmente quando se trata de sujeitos submetidos à opressão e/ou dominação social.

Não se sabe contudo se há uma relação causa-consequência entre empoderamento e autoestima. A revisão de literatura feita por Cerezo e Juvé-Udina (2016) alega que a maioria dos autores por eles pesquisados sugerem que a autoeficácia, autonomia, autodeterminação, controle pessoal e autorregulação, conceitos esses relacionados à construção da autoestima, são resultados do empoderamento. Outros autores, porém, pensam que essas características são adquiridas durante o processo, visto que são necessárias para tomada de decisões que resultarão no empoderamento.

Outro fator importante para a construção de autoestima é a representatividade, definida pelo dicionário online Priberam como “Qualidade reconhecida a um homem, a um organismo, mandatado oficialmente por um grupo de pessoas para defender os seus interesses.”

Para Schultheisz et al. (2013) o processo de individuação, ou seja, formação da própria identidade e que envolve o desenvolvimento da autoestima, sofre influências diretas de produções sociais como a música, o cinema e o teatro. Essas produções têm liberdade para caracterizar seus personagens, todavia a repetição de padrões acerca de um determinado grupo cria um conceito acerca do mesmo que pode ou não ser representativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com