TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicologia pode ser uma ciência da mente

Por:   •  5/7/2015  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 2

          A Psicologia pode ser uma ciência da mente?

Psicólogos e filósofos buscavam entender sobre o comportamento  e eles buscavam explicação através da introspecção que nunca foi muito segura mas era a única maneira que tinham para obter o autoconhecimento. Muitos recorreram a ciência do cérebro por ser um método que poderia ser examinado ou seja ele poderia ser estudado como qualquer outro órgão. O comportamento do organismo é produto de três tipos de variação e são elas a seleção natural: que nossas características básicas foram importantes para a nossa sobrevivência, um exemplo era que os homens iam caçar e as mulheres ficavam cuidando do serviço da casa por conta disso são mais frágeis e os homens obtém uma certa força. O condicionamento operante: uma seleção ao longo do percurso da vida vai ser único para cada pessoa as situação vão modelando o que você vai ser depende da família, cultura, ambiente em que vive, tudo na medida das experiências. Seleção cultural: Os valores que vão sendo selecionados no decorrer de uma cultura fazem com que o individuo sobreviva.

O papel desempenhado pelo cérebro sempre foi um problema na comparação das espécies, talvez nunca saibamos como a mente evoluiu, porque nada sobreviveria para os paleontólogos, mas o controle operante da musculatura vocal é possível que expliquem a introspecção e também o que é visto com sua ajuda. Para um melhor entendimento se diz que é bom observar, ouvir e falar.

Os gregos teriam descoberto a mente, um do primeiros a falar sobre ela com o exemplo temos os diálogos de Platão, os gregos chamavam o mundo interno de metafisico, supôs que eles tenham descobertos o self, tido como a mente. Eles davam explicação ao comportamento através do mentalismo ou seja a explicação vinha a partir de uma ideia da mente, O conjunto corpo e cérebro obedece as leis da física e da química.

A analise do comportamento é a única das três ciências de variação e seleção que é estudada em laboratório, é a mais jovens, o papel da seleção no comportamento do individuo é com frequência simplesmente ignorado.  Não podemos ver o cérebro e sabemos muito pouco a seu respeito, mas utilizamos uma linquagem que veio muito antes da existência de filósofos e cientistas que é o vernáculo, ele remete a muitos sentimentos e estados da mente.

Devido a similaridade com o vernáculo a psicologia cognitivista era fácil de ser compreendida e foi bem sucedida por algum tempo, foi colocada como companheira cientifica e como suporte nas áreas de educação, clinica entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com