TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E SEXUALIDADE

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA[a]

Instituto de Ciências Humanas

Cursos de Pedagogia e de Psicologia

ÉTICA E SEXUALIDADE

Bruno Rogério Ruas Guimarães  RA: N355131

Cleide Ferreira de Resende          RA: D8261G-3

Igor Fessina Siffoni                       RA: N3563F-6

Júlia Costa                                     RA: N3608F-0

Leticia Ferreira Dantas                 RA: N37422-5

Vanessa de Oliveira                      RA: N3593H-1

Trabalho apresentado a disciplina PDTA, dos

cursos de pedagogia e de psicologia

Campus Vargas-Ribeirão Preto

Setembro 2018

SUMÁRIO

1. CONTRACAPA ----------------------------------------------------------------------------  1

2. SUMÁRIO -----------------------------------------------------------------------------------  2

3. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------- 3

4. ÉTICA ---------------------------------------------------------------------------------------- 4

5. CONTEXTO HISTÓRICO --------------------------------------------------------------- 5

6. SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE ------------------------------------------ 6

7. A BIOÉTICA -------------------------------------------------------------------------------- 9

8. HOMOSSEXUALIDADE E O CRP -------------------------------------------------- 10

9. PSICÓLOGO ------------------------------------------------------------------------------ 12

10. POSICIONAMENTO DO CFP ------------------------------------------------------ 14

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------- 15


INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a sexualidade seguindo contexto da CFP no qual englobará a homossexualidade segundo o “Projeto de Decreto Legislativo 1.457/14, que susta os efeitos da Resolução nº 01/99”, a transexualidade com base na lei da Resolução nº 01/18 e seguindo as normas éticas da psicologia profissional. Debates e reuniões feitas nos últimos anos deixou de tratar questões de sexualidade como patológicas, porém, ainda há muito o que ser feitos para uma relação moralmente aceitável. Preconceitos e descriminalização são vista e sofridas por integrantes do movimento LGBT pautadas no congresso de psicologia federal, como ressalto Carlos Magno Fonseca.

O preconceito é um mecanismo para manter uma sociedade desigual. Estamos em situação de subalternidade dentro desta sociedade. E isso tem o nome de homofobia – ou lesbofobia  gayfobia, pois existem especificidades da manifestação desses preconceitos.  (AUTOR, ANO, p.     )

ÉTICA

 social e da vida individual. Tratando-se por tanto de uma reflexão sobre o valor das ações sociais considerada em habito coletivo ou individual.

A ética seria uma reflexão sobre a influência que o código moral estabelecido exerce sobre nossa subjetividade acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses vários normativos e dessa forma até que ponto nos damos o efetivo valor, e tais valores para alguns filósofos nossas vontades e nossos desejos podem ser vistos como um barco à deriva no mar, sugerindo um caráter de inconstância.

Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores em comum. Portanto é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e injusto.

CONTEXTO HISTÓRIC[b]O

          Tem-se realizado muitos estudos a respeito da sexualidade humana, pois essa é extremamente importante em todas as fases do nosso desenvolvimento. A sexualidade tem grande relevância no desenvolvimento e na vida Psíquica das pessoas, pois relaciona-se com a busca de prazer, necessidade fundamental dos seres humanos.

         A sexualidade não se refere apenas a questão biológica, ao conjunto de características funcionais e anatômicas do corpo humano, ao ato sexual.

          A concepção de sexualidade é, porém, muito mais ampla, pois refere-se ás questões de razão e dos sentimentos, sendo também uma questão cultural. Cada sociedade cria parâmetros e padrões para o comportamento sexual dos indivíduos.

           Como por exemplo na Grécia antiga, a sexualidade era vista como uma forma de ensinamento, onde o menino jovem era ensinado por o homem mais velho

Porem a prática sexual se tornou aversiva com a ascensão das religiões monoteístas. Na Idade Média, acreditava-se que as crianças eram seres “puros” e “inocentes” que não tinham sexualidade a expressar; e as manifestações da sexualidade infantil possuíam a conotação de algo feio, sujo, pecaminoso, cuja a existência se devia a má influência dos adultos.

A educação sexual que visava uma proposta de ensino e evolução do ser, se torno um tabu para grande parte da sociedade.[c]

Segundo Freud “ A sexualidade é algo inerente que se manifesta desde o momento do nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento”.

SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE

O conceito de identidade sexual e a própria sexualidade humana são objetos de transformação e passam pela aceitação do que a sociedade julga como anormal. A ordem cultural influência na interação com aquilo que é considerado diferente. Neste contexto, a psicologia tem o papel de compreender e acolher pessoas cuja sexualidade não se encaixa nos padrões pré-estabelecidos como normais pela sociedade.

Transexualidade: condição considerada pela OMS como um tipo de transtorno de identidade de gênero. Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente da designada ao nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. “O termo transexualidade muitas vezes é trocado pelo termo transexualíssimo, com o sufixo “–ismo” referente à quadros mórbidos e condições patológicas”. (FERREIRA, 200, p.    ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com