TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E SEXUALIDADE

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Bruna Thaissa  – D6116D9

Elcilene Lima de Macedo  – D568175

Élisson Rodrigues – N3678H0

Hindemburgo P. Campos – D721585

Luciana Jardina Gomes – D804FF4

Michaely de Lima Marques – D80JAD7

ÉTICA E SEXUALIDADE

MANAUS – AM

2018

Bruna Thaissa  – D6116D9

Elcilene Lima de Macedo  – D568175

Élisson Rodrigues – N3678H0

Hindemburgo P. Campos – D721585

Luciana Jardina Gomes – D804FF4

Michaely de Lima Marques – D80JAD7

ÉTICA E SEXUALIDADE

Trabalho elaborado à Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para obtenção referente à nota da NP2, orientada pela professora Mayara Diefenbach.

MANAUS – AM

2018

  1. sumário

1.        Ética e sexualidade        5

2.        Os elementos básicos éticos da sexualidade        7

3.        Os três dinamismos da sexualidade humana        8

4.        A sexualidade nos dias atuais        9

5.        Ética, sexualidade e educação        10

Referências bibliográficas        13

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda sobre ética e a sexualidade, onde estuda os principais fundamentos e sistemas morais, oferecendo um conjunto de deveres ao ser humano que garanta o seu bem em nível social e individual. Servindo para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, a ética possibilita que ninguém saia prejudicado, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A sexualidade dos humanos tem uma origem. Os princípios que constituem esta história, começam antes da criança nascer e estão relacionados com o lugar que estar ocupado no imaginário dos pais e na economia libidinal do casal. Depois do nascimento inicia-se a constituição do sujeito, um processo observado por movimentos pulsionais, que determinarão a expressão da sexualidade adulta. Isto significa que o modo como cada um vive a sua sexualidade, de um jeito mais ou menos reprimido, com culpa e prazer. Enfim, a singularidade das manifestações da sexualidade de cada pessoa é construída a partir dos primeiros dias de vida.

  1. ética e sexualidade

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa), é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Sendo construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, ela oferece a reflexão sobre a finalidade e significado da existência do ser humano, procurando definir a moralidade.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política e etc.

A filosofia personalista oferece à ética uma reflexão sobre o que é a pessoa humana, cuja autenticidade se expressa na realização do projeto de humanização, que se sintetiza na valorização da característica própria da vida em si mesma. Ou seja, ser pessoa é a vocação natural do ser humano, o que por si só se constitui num valor supremo, central e eixo básico de critério avaliativo para todos os demais valores.

Tem-se assim, portanto, a pessoa como valor, o qual dá origem a um sistema de valores que é por aquele legitimado, e do qual, por sua vez, originasse as normas morais. Sua legitimidade passa a existir quando confrontadas com o conhecimento científico atualizado, a qual se completa em nível prático-social na medida em que houver a assimilação sociocultural e a introdução coletiva consciente e responsável destas e dos valores e principias que as fundamentam.

A sexualidade se define pelas práticas erótico-sexuais, nas quais as pessoas se envolvem pelo desejo e atração que leva ou não a sua expressão, através de algumas práticas. Nesse contexto, as pessoas não são classificadas em homossexuais, heterossexuais ou bissexuais.

A sexualidade humana foi resgatada do ocultamento e da patologia, do profano ou do sagrado, pela ciência, a partir do início deste século. O impacto que tal acontecimento provocou, no entanto, não foi de todo assimilado pela consciência coletiva. O simples fato de comprovar seu aspecto natural, sua função integradora da pessoa humana e a desmistificação de preconceitos e tabus confundem teóricos, clínicos, educadores, de um modo particular, e a sociedade como um todo.

A avaliação da sexualidade, ou seja, o objetivo de descobrir os diversos e profundos sentidos que se encerram na dimensão da sexualidade, para dirigir de modo crítico e científico, no entanto, mas igualmente próximo e presente da vida, por torna-se uma das funções mais exigentes e complexas da educação afetiva e formação ética do nosso período.

Muitas pessoas acham que ao falar-se de sexualidade estar se falando de sexo, mas é importante entender que sexo se refere à definição dos órgãos genitais, masculino ou feminino, ou também pode ser compreendido como uma relação sexual, enquanto que o conceito de sexualidade está ligado a tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar. Abaixo o Conceito de sexualidade dado pela Organização Mundial de Saúde:

"A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações, portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico." (WHO TECHNICAL REPORTS SERIES, 1975).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com