TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional e o Código de Ética do Psicólogo

Por:   •  16/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

Uni-FACEF - CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA

“Ética Profissional e o Código de Ética do Psicólogo”

Stefânia Gonçalves Stefani Silva, 20952.

FRANCA
2021

INTRODUÇÃO

Este trabalho sob o tema “Ética Profissional e o Código de Ética do Psicólogo” faz parte da disciplina Ética na Psicologia e tem como objetivo analisar quatro artigos do Código de Ética do Psicólogo (2005), discutindo-os com o respaldo da teoria estudada em sala de aula e de outras fontes científicas na qual o grupo encontrou.

A metodologia do presente trabalho se constitui em uma discussão de todos os componentes do grupo sobre os artigos selecionados, estudos de casos reais no qual envolvem o tema dos artigos e uma revisão bibliográfica em artigos científicos da área, além de também usar como base o Código de Ética do Psicólogo (2005). Além disso, o trabalho servirá de base para uma discussão em grupo sobre questões éticas com alunos do quarto ano de psicologia.

Para a elaboração do trabalho escolhemos de início o Art. 6 “O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos” que iremos colocar as demandas do psicólogo frente a outro profissional, o Art. 9º “É dever de o psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional”, explicando questões éticas relacionadas ao sigilo e alguns questionamentos sobre o artigo. O Art 16° “O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias” também será discutido no decorrer do trabalho. Por fim, selecionamos o Art. 18 para complementar o trabalho “O psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão.”.

Pretendemos discutir junto com a literatura a importância desses artigos para os profissionais da psicologia e todos aqueles que desfrutam do serviço do psicólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com