TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Foucault

Por:   •  28/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

TRABALHO DE ÉTICA

Rafaela Marassi de Alencar

Dezembro – 2017

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Foucault trabalha, a partir da antiguidade greco-romana, dois importantes conceitos: as técnicas de si e a estética da existência, que apontam para a possibilidade de criação de um estilo próprio, visando a produção de si mesmo como o artesão da beleza de sua vida, fazendo desta uma obra de arte. Foucault busca na antiga civilização greco-romana as técnicas de si ou técnicas de cuidado de si possibilitavam aos indivíduos a realização por eles mesmos, de determinadas operações em seu corpo, a sua autonomia e liberdade, buscando a sua verdade interior, pois os indivíduos precisa de suas verdades, pois sabem como desfruta-las de uma maneira equilibrada, fazendo o equilíbrio, entre, suas emoções, alma, raciocínio e instintos. 

Portanto essas formas de viver para Foucault, mostram, as técnicas de si, devem ser entendidas como práticas, através das quais o homem não apenas determinava para si mesmo as regras de sua conduta, como também buscava modificar-se para alcançar a sua singularidade. A prática destas técnicas resultava em uma reflexão sobre os modos de vida e sobre as escolhas de existência de cada um. Foucault afirma que: 

As "artes da existência" devem ser entendidas como as práticas racionais e voluntárias pelas quais os homens não apenas determinam para si mesmos regras de conduta, como também buscam transformar-se e modificar seu ser singular, e fazer de sua vida uma obra que seja portadora de certos valores estéticos e que corresponda a certos critérios de estilo

- Ditos e Escritos V, O Uso dos Prazeres e as Técnicas de Si (1983). p. 198-199.

A estética da existência, sob o signo do cuidado de si e da transformação da existência em uma espécie de exercício permanente. Para Foucault, o problema ético consiste em responder a questão de como se pode praticar a liberdade. A ética seria a prática racional e refletida da liberdade. O cuidado de si não é um convite a um tipo de inércia narcisista, mas pelo contrário, este possibilita nos constituirmos eticamente como o sujeito de nossos atos. Antes que nos isolar do mundo, é o que nos permite nele nos situar e agir.

 A estética da existência, na medida em que ela é uma prática ética de produção de subjetividade, é, ao mesmo tempo, a sujeitada e resistente: é, portanto, um gesto eminentemente político – Michael Foucault, Conceitos Essenciais (2005). p. 44. 

Assim, segundo Galvão:

Então, cuidar de si é alcançar cumes de liberdade para agir, e essas atitudes, escolhas e formas de pensamento subjetivam o sujeito de forma distinta do projeto dócil de subjetividade moderna.

 Portanto, quando o sujeito consegue momentos de liberdade, ele passa a construir e a elaborar outros modelos de vida diferentes pois aos poucos vai se apropriando de si mesmo e mudando sua vida. Dessa forma ele esta tomando sua vida como uma obra de arte que esta constantemente em construção constante, a medida que toma seus próprios direcionamentos e atinge uma subjetividade própria.      

O que interessava a Foucault com os estudos da sexualidade na era greco-romana não era um retorno nostálgico à antiguidade, mas, muito pelo contrário, o aqui e agora de nós mesmos. A análise de Foucault dos conceitos de técnicas de si e estética da existência nos fazem pensar, na atualidade, as condições de possibilidade para a afirmação de uma maneira singular de se fazer sujeito, ou seja, para a criação de modos de existência e estilos de vida (formas de subjetivação) dotados do direito à diferença e à variação, capazes de resistir e escapar dos dispositivos de captura e fixação de identidades individuais, transformando a vida em uma obra sempre por se fazer.

Os padrões sociais podem mudar com o tempo e com as sociedades, o bonito hoje pode ser o feio de amanhã. E isso demonstra a capacidade de migração do poder, transpondo e agindo sempre de forma inovadora, porém, sempre investindo no corpo. O poder contemporâneo se exerce num formato diversificado, dando uma falsa impressão de liberdade e autonomia aos corposPara Foucault, a ideia de corpo livre e autônomo é falsa, para ele, todas as manifestações corporais são resultados de constantes e meticulosas formas de investimento do poder sobre o corpo.

Em decorrência disso, Pensar como Foucault é refletir acerca dos mais variados acontecimentos e inquietudes da modernidade em uma dimensão estética da existência humana, não apenas no sentido de arte, mas principalmente no sentido de sensação, visto o prazer sentido na satisfação passional, quanto em uma dimensão ética desta existência, na medida em que responsabiliza este sujeito desejam-te na construção de um destino singular, a partir da invenção de si e de um mundo possivelmente melhor. Segundo Galvão:

 “Portanto, a proposta de Foucault consiste em cuidar de si para poder cuidar do outro, exigindo responsabilidades para com o mundo, o que não significa que hajam regras de conduta pré-estabelecidas sobre como se deva agir, o que não deve ser confundido com a ética foucaultiana, que trata da própria avaliação do sujeito ante as circunstâncias para assim dar a si suas próprias maneiras de ações.

A partir disso, é possível pensar nas minhas mais recentes práticas dentro da Psicologia. Atualmente estou realizando um estágio na área de psicologia no hospital Copa Do’r e anteriormente realizei um estagio em clinica. A vertente que seguimos para realizar as intervenções com os pacientes é a psicanálise nos dois estágios. Vertente que, para mim, tem muita ligação com a ética de cuidar de si mesmo dita por Foucault. A psicanálise abandona um ideal de cura, assim se afastando do discurso científico e coloca a experiência clínica de análise na vertente ética e estética de construir com o sujeito modos de existência que sejam facilitadores na hora de lidar com os conflitos que pertencem ao processo de subjetivação, que esta sempre em construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com