TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Legislação Profissional em Psicologia

Por:   •  19/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

DISCIPLINA

TAREFA E CONTEÚDO ABORDADO

Ética e legislação Profissional em Psicologia

Atividade avaliativa 02

 Maria gabriela naibo

1. Qual a origem e definição de Ética?

R. A Ética originou-se na Grécia Antiga com pensadores como Sócrates, Aristóteles e Platão. Pode ser entendida como a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito dos fundamentos da vida moral. Ética é a ciência da reta ordenação dos atos humanos desde os últimos princípios da razão.

2. Qual a origem e definição da moral?

R. A Moral é uma construção que se deu ao longo da história da humanidade, portanto, sua origem se dá desde o início dos tempos com a necessidade dos seres humanos de estabelecer regras e normas comportamentais para viver em uma comunidade ou sociedade organizada.

3. Como ocorre a passagem do plano da prática para o da teoria moral? Ou seja, da moral efetiva, vivida, para o da moral reflexa, que coincidiu com o início do pensamento filosófico;

R. Quando o homem passa a não apenas agir moralmente, mas também refletir sobre o próprio comportamento, é quando ocorre a passagem do plano da prática para o da teoria moral (da moral efetiva para a moral reflexa). A partir daí entramos propriamente na esfera dos problemas teóricos-morais ou éticos.

4. Qual a função fundamental da ética?

R. Explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.

5. Considerando os problemas morais e éticos, explique o problema da liberdade da vontade e o da responsabilidade;

R. Liberdade da vontade e responsabilidade são dois termos inseparáveis. Decidir e

agir numa situação concreta é um problema prático-moral, mas investigar o modo pelo qual a responsabilidade moral se relaciona com a liberdade e com o determinismo ao qual nossos atos estão sujeitos é um problema teórico, cujo estudo é a competência da ética.

6. Qual a relação entre a ética e a moral? E quais as diferenças?

R. A Moral, em sua essência, está ligada às normas e regras de conduta que os indivíduos de uma sociedade ou grupo adotam conscientemente em suas vidas, regras essas que são estabelecidas a fim de organizar as relações sociais com base nos valores do bem e do mal.

7. O que a ética procura examinar?

R. A Natureza dos valores morais e a possibilidade de justificar seu uso na apreciação e na orientação de nossas ações, nas nossas vidas e nas nossas instituições.

8. Podemos falar em uma ética científica? Ou a ética e filosofia? Justifique sua

resposta;

R. Podemos, pois a ética é ciência de uma forma específica de comportamento humano, com caráter científico, correspondendo a uma abordagem científica dos problemas morais. Tem como objeto de estudo o que chamamos de moral.

9. Podemos falar em uma moral científica? Justifique sua resposta;

R. Não, apenas pode existir um conhecimento da moral que pode ser científico.

10. Quais as demais ciências que a ética se relaciona, e qual as contribuições de cada campo?

R. Toda ciência do comportamento humano, ou das relações entre os homens, pode

trazer uma contribuição proveitosa para ética como ciência da moral. Alguns exemplos são: Psicologia: Mesmo que o comportamento moral responda, a necessidade social de regular as relações dos indivíduos numa certa direção, a atividade moral é sempre vivida interna ou intimamente pelo sujeito em um processo subjetivo para cuja elucidação contribui muito a Psicologia. A psicologia vem em auxílio da ética quando põe em evidencia as leis que regem as motivações internas do comportamento do indivíduo, assim como nos mostra a estrutura do caráter e da personalidade. Antropologia social, Sociologia e Direito: Nestas disciplinas estuda-se o comportamento do homem como ser social sob ponto de vista de determinadas relações, além de estruturas nas quais se integram estas relações, assim como as formas de organização e de relação dos indivíduos concretos dentro delas. Economia política: como ciência das relações econômicas que os homens contraem no processo de produção. Esta vinculação se baseia na relação efetiva, na vida social, entre os fenômenos econômicos e o mundo moral.

11. Considerando o caráter da moral, explique a afirmação “a moral é histórica”;

R. A Moral nos diz respeito ao modo de comportamento do homem, portanto, se faz

presente desde os primórdios com os primeiros seres humanos. O homem é, por natureza, um ser histórico, logo a moral também é.

12. Quais são as três direções das concepções A-Históricas da origem moral?

R. Deus como origem ou fonte da moral: as normas morais derivam de um poder sobre-humano, cujos mandamentos constituem os princípios e as normas morais fundamentais. Logo, as raízes da moral não estariam no próprio homem, mas fora e acima dele. A natureza como origem ou fonte da moral: a conduta moral do homem não seria senão um aspecto da conduta natural, biológica. As qualidades morais teriam a sua origem nos instintos e, por isso, poderiam ser encontradas não só naquilo que o homem é como ser natural biológico, mas também nos animais. O Homem como origem e fonte da moral: o homem do qual se fala aqui é um ser dotado de uma essência eterna e imutável inerente a todos os indivíduos, sejam quais forem as vicissitudes históricas ou a situação social. A moral constituiria um aspecto desta maneira de ser, que permanece e dura através das mudanças históricas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (127 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com