TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

Nome: Alessandro                 R.A:  1ºSERIE                   
Nome: Márcio                            R.A:   1ºSERIE                     
Nome: Mario          R.A: 1ºSERIE                     
Nome: Maurilio Batista da Silva                    R.A: 1271431873                     
Nome:   Roney Aparecido Alves          R.A:             0135527139                   1ºSERIE                     

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

PEDAGOGIA

                                    1º semestre

[pic 3]

24/08/2015

GUARULHOS 

INTRODUÇÃO

Neste desafio iremos falar de dois alunos com problemas comportamentais e um aluno com dificuldade de aprendizagem, desenvolvendo estratégias para aplicação de teoria assistida por animais como instrumento de intervenção pedagógica.

  1. Passo: Iremos falar dos objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada, principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais e principais benefícios.
  2. Passo: Vamos falar de uma turma da educação fundamental descrevendo o perfil da turma citando idade, e números de alunos.
  3. Passo: Vamos falar de problemas comportamentais e que necessitam a intervenção pedagógica a partir da terapia assistida por animais, e os principais problemas individuais que podem estar relacionados a regras morais, disciplinares ou os seus hábitos.
  4. Passo: Iremos falar da dificuldades de aprendizagem individuais e especificas do aluno, problemas de interação social e sondagem das relações socioafetivas do aluno.
  5. Passo:  Iremos definir as estratégias de tratamento e convívio dos animais em sala de aula e espaço escolar ou familiar, definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo, ao acompanhamento e avaliação e dos objetivos gerais e específicos do projeto.
  6. Passo: Quais são os resultados esperados em cada um dos casos apresentados no passo 2 e 3, e analisando apresentação dos resultados que se espera do projeto.

Tendo como matérias de apoio Redes Sociais e Comunicação e Psicologia da Educação e Teoria da Aprendizagem.


1- Passo

Pesquisas realizadas dia 22/08/2015 as 19:00

https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistapsicologia/sumario/14/06122010140325.pdf

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada

Objetivos que visam o desenvolvimento da capacidade para regular as emoções, aumentar as interações sociais, e para estimular a participação e as interações dos indivíduos sendo crianças ou adultos, para melhorar as habilidades motoras e o equilíbrio, também estimular as funções cognitivas: ( memória, atenção, concentração, pensamento), aumentar a auto estima, reduzir a ansiedade, e a evolução na cura de  doenças fisicas.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais

Em Alguns blogs de fisiologista, neuroquímico, pedagogos, médicos eles acreditam que este processo  podem ser alcançados resultados positivos em poucos dias. Essa informação é importante na terapia. Após permitir um curto período para se familiarizar com a situação do contato, aproximadamente 10 minutos, o contato real não precisa ser longo. Em termos práticos, isso significa que a sessão de contato poderia ser ao invés de muito longa, repetida mais freqüentemente.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais

Os resultados alcançados através da Terapia Assistida por animais (Zooterapia), foram que todas as pessoas que se submeteram ao tratamento ficaram mais calmos, mais concentrado, teve um processo de socialização mais fácil, e uma evolução rápida  tratamento de algumas doenças .

2 - PASSO

Nome da Escola : E.M.P.S.G. Oliva Irene Bayerlein Silva

Ano ou Série: 3º série  A ( do ensino fudamental)

Número de alunos: 25

Meninos: 12

Meninas: 13

Descrição do perfil da turma

De modo geral, os alunos  são comunicativo com bom relacionamento uns com os outros. Participam das atividades propostas, sempre dispostos a ajudar os amigos e realizar atividades em grupo.
É uma turma fácil de trabalhar, porém com dificuldades para interpretar algumas atividades que não estejam visivelmente explicadas. A conversa atrapalha um pouco, e acaba tirando a concentração dos alunos. Por isso sempre que possível temos que trabalhar com atividades interativas.
Com o novo projeto pedagógico que esta sendo implantado, esperamos que até o fim do ano, conseguimos alcançar nossos objetivos.
Desde o início do ano os alunos vem avançando nas questões de comportamento e aprendizado e as dificuldades sendo sanadas. Assim conseguimos um melhor rendimento dos alunos.  


3 - PASSO

  • 1 – Relacionados às regras morais (Princípios éticos, que visam ao bem comum).

Foi abordado o estudo de um aluno chamado João Ribeiro Lopes, idade 15 anos e Maria Eduarda de Souza com 15 anos, ambos não são interessados nos estudos, provoca tumulto em sala de aula, atrapalhando o decorrer da aula, se tornando alunos com problemas éticos onde há questões importantes que se têm a compreender o porquê de seu comportamento e procurar saber viver suas situações, os problemas presentes na escola e na comunidade, as aulas de todas as disciplinas a partir de princípios éticos da vida em sociedade. Não adianta fazer discurso sobre as regras gerais de convivência na escola quando a norma é o tratamento desrespeitoso entre as pessoas, assim como não adianta saber como funciona a cadeia produtiva do papel se existe uma prática generalizada. É preciso buscar certa coerência entre a teoria, os princípios que se prega e a prática diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com