TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sexualidade

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ÉTICA PROFISSIONAL:  

Ética e Sexualidade

MANAUS/AM

2019

SUMÁRIO

1. ÉTICA E SEXUALIDADE        3

1.1 O Campo da Ética        3

1.2 A Ética e a História        3

1.3 A Sexualidade humana e suas manifestações        4

1.4 A Construção histórica da sexualidade        5

1.5 A Saúde Sexual        6

1.6 Ética da Sexualidade        7

2. REFERÊNCIAS        9


1. ÉTICA E SEXUALIDADE

1.1 O Campo da Ética

 Ética, do grego ethos, que significa “caráter”, “modo de ser”, é a teoria ou ciência moral dos homens em sociedade. Através de uma abordagem de caráter científico, a ética ocupa-se de um objeto próprio: o setor da realidade humana chamada moral, a qual procura determinar sua essência, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes de avaliação moral, a natureza e função dos juízos morais, os critérios de justificação desses juízos e o princípio que rege a mudança de diferentes sistemas morais.

Enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar à racionalidade e objetividade, de forma que proporcione conhecimentos sistemáticos, metódicos e passíveis de comprovação. Logo, a ética não é a como a moral, não pode ser reduzida a um conjunto de normas, valores e prescrições, sua missão é explicar, esclarecer ou investigar a moral efetiva, podendo influenciar a mesma.

1.2 A Ética e a História

Ética e história se relacionam duplamente: a) com a vida social e, dentro desta, com as morais concretas que são um dos seus aspectos; b) com sua história própria, já que cada doutrina está em conexão com as anteriores (tomando posição contra elas ou integrando alguns problemas e soluções precedentes), ou com doutrinas posteriores (prolongando-se ou enriquecendo-se nelas). Dessa forma, as doutrinas éticas fundamentais – que nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como resposta aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo - não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e sucessão que constitui sua história.

Os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando da palavra a ideia de moral e cidadania. Necessitavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos, porque suas cidades-estados estavam em desenvolvimento. Sócrates, Platão e Aristóteles, pensadores mais citados e estudados no campo da ética, de modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética. Pregavam a virtude, a estreiteza moral e outras atitudes voltadas para ética.

Na Idade Média, a religião cristã assumiu pode determinar os valores morais e éticos a serem seguidos. Ganham ênfase as revelações dos livros sagrados traduzidos pelo clero e, a partir delas, passam a ser determinadas as regras e condutas sociais. Esse monopólio da igreja perdurou por longos anos. No contexto da idade moderna, tudo contribui para que a ética, libertada de seus pressupostos teológicos, seja antropocêntrica, centrada e fundamentada no homem, embora esse ainda se conceba de uma maneira abstrata, dotado de uma natureza universal e imutável. Kant foi considerado o último grande filósofo da era moderna.

A ética contemporânea surge numa época de contínuos progressos científicos e técnicos, e de um imenso desenvolvimento das forças produtoras que acabarão por questionar a própria existência da humanidade, dada a ameaça que seus usos destruidores acarretam. Na sua fase mais recente, a ética contemporânea não só conhece um novo sistema social, mas também um processo de descolonização, e paralelamente a ele, uma reavaliação de comportamentos, princípios e heranças que não se enquadram no legado ocidental tradicional.

1.3 A Sexualidade humana e suas manifestações

Sexualidade é “uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também nossa saúde física e mental.” (OMS,1992). A sexualidade é uma parte integrante da vida de cada indivíduo que contribui para a sua identidade ao longo de toda a vida, e para o seu equilíbrio físico e psicológico, no entanto, ainda é considerada um assunto tabu em muitas culturas. A sexualidade humana se manifesta de várias formas, portanto, é necessário compreender as diferenças entre os conceitos de: sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual.

O sexo biológico se divide em macho, fêmea, e inter sexo. É definido pelos cromossomos e por características anatômicas como os órgãos reprodutivos internas e externas. No entanto, definir o sexo de alguém não é tão simples no caso de uma pessoa inter sexo, por nascer com características sexuais tanto de macho quanto de fêmea.

Gênero é a construção social de masculino e feminino. Os gêneros englobam todas as práticas arbitrariamente atribuídas as pessoas que nascem com um aparelho genital ou outro, cada cultura incentiva que as pessoas tenham certos comportamentos, vestuários, profissões e valores de acordo com o gênero que foi atribuída a pessoa quando ela nasceu.

Identidade de gênero é a maneira como você se enxerga. Tem a ver com qual gênero você se identifica. Um indivíduo biologicamente macho pode se identificar com o gênero masculino ou gênero feminino, e uma pessoa biologicamente fêmea também pode se identificar com qualquer um dos dois. Transgêneros são pessoas cuja identidade de gênero ou expressão da identidade difere do gênero relacionado ao seu sexo biológico. Um exemplo seria uma pessoa biologicamente macho, mas que se identifica, se veste ou comporta de modo coerente com o gênero feminino, nesse caso, uma mulher trans. Quando a identidade e expressão de gênero de uma pessoa é coerente ao qual se nasceu, chama-se de Cis-gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com