TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AA De Psicologia

Trabalho Escolar: AA De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 8

1)Quanto às características da Psicologia Evolutiva:

A) O campo do desenvolvimento humano constitui-se do estudo científico das mudanças ocorridas com os seres humanos, bem como das características que permanecem razoavelmente estáveis ao longo da vida.

B) A psicologia evolutiva se baseia em uma única teoria que consegue abarcar a diversidade de seus conteúdos e idades com as quais trabalha.

C) Estuda as mudanças vinculadas à idade, que estão relacionadas ao processo de maturação do organismo humano por este ser altamente imaturo ao nascer, atingindo a maturidade gradativamente, conforme avança o desenvolvimento.

D) Leva em consideração apenas o processo de maturação do organismo e não o momento histórico em que ocorre o desenvolvimento humano dentro da cultura, por não haver interferência dele no desenvolvimento.

E) Leva em consideração os aspectos maturacionais, ambientais e intrapsíquicos do sujeito, os quais influenciarão em seu desenvolvimento.

Das questões acima a alternativa CORRETA é:

a) ( ) As alternativas A; C; D estão corretas.

b) ( ) As alternativas A ; B ; D estão corretas

c) ( ) As alternativas B ; C ; D estão corretas

d) (X) As alternativas A ; C ; E estão corretas

e) ( ) As alternativas B ; D ; E estão corretas

2) Puberdade e Adolescência são dois conceitos distintos. Descreva os dois conceitos.

A puberdade é caracterizada por um conjunto de mudanças físicas, transformando o corpo infantil em corpo adulto, capacitando-o para reprodução. Ela é fenômeno universal para todos os membros da espécie humana, ou seja, todos os seres humanos passam por tais transformações quando atingem seus 12 anos ou até antes.

Já a adolescência é fato psicossociológico porque envolve além das mudanças físicas, as mudanças afetivas, sociais e cognitivas, podendo se prolongar por mais de uma década de vida. Nesse sentido a adolescência não é universal, pois suas características vão depender da cultura e do momento histórico em que os indivíduos estão inseridos.

3) Assinale como VERDADEIRAS ou FALSAS as afirmações abaixo sobre as mudanças físicas na adolescência:

a) ( F) Haverá uma mudança na forma e proporção do corpo do adolescente de maneira simétrica, na qual os membros crescerão de maneira igual durante o desenvolvimento.

b) ( V) Meninos e meninas tornam-se mais fortes na adolescência porque as fibras musculares e os tecidos ósseos crescem rapidamente, mas isto é mais evidente nos meninos.

c) (F ) Grande parte da diferença no ganho de fibras musculares e tecidos ósseos entre jovens masculinos e femininos é resultado exclusivo das diferenças hormonais, não importando o nível de exercícios físicos praticados.

d) ( F) Durante e após a puberdade há um aumento na proporção de gordura entre as meninas e uma redução entre os meninos, mesmo quando comparados às meninas que praticam exercícios físicos, o que justifica a maior satisfação por parte dos meninas, com a puberdade.

e) ( V) Os meninos, mais do que as meninas, ganham um aumento na força física, velocidade e resistência, devido ao aumento de vários órgãos do corpo, principalmente o coração e pulmões.

4) Outra transformação que se dará na adolescência assemelhando os jovens aos adultos será uma mudança na forma de pensar, que Piaget (1978) descreve como estágio das operações formais. Assinale como FALSAS ou VERDADEIRAS as proposições abaixo:

a) ( F) Não há o uso de um método sistemático por parte dos adolescentes para resolver um problema, eles raciocinam aleatoriamente

b) ( F) Os jovens racionam de forma hipotética, ou seja, só tiraram conclusões a partir de fatos reais, com a devida comprovação prática.

c) ( V) O adolescente torna-se capaz de pensar sobre suas opções e possibilidades, por isto pode escolher uma profissão e se preparar para ela.

d) (V ) Pesquisas mostram que nem todos adolescentes desenvolvem o

raciocínio de operações formais, apesar de possuírem a capacidade para desenvolvê-lo. Isto pode acontecer porque muitas tarefas cotidianas não exigem um raciocínio complexo, e acabem fazendo coisas de forma automatizada

e) ( V) Piaget chama de egocentrismo intelectual do adolescente a crença na onipotência da reflexão, como se o mundo devesse se submeter aos sistemas e não estes à realidade, por isto vivem contradizendo os adultos com suas teorias.

5) Assinale como FALSAS ou VERDADEIRAS as proposições abaixo sobre o comportamento social e sexualidade na adolescência:

a) ( V) Torna-se necessário certo distanciamento dos pais para que o jovem possa aprender a fazer escolhas e tomar decisões, fato imprescindível e sadio para que se torne adulto.

b) (V ) O grupo de iguais passa a ter uma grande importância na adolescência por se tornar um meio do jovem realizar a transição do afastamento do grupo familiar estável e seguro para alcançar sua independência.

c) ( V) Na adolescência os impulsos e as emoções sexuais vão se voltando para um objeto externo, uma outra pessoa, e não mais para o próprio corpo como era na infância.

d) (V ) As relações afetivas entre pares são muito importantes para vida social e emocional dos jovens, por satisfazerem as necessidades sexuais, de afiliação (amizades, diversão), de afeição, dar e receber apoio.

e) (V ) É comum haver contatos homossexuais, especialmente entre garotos, na infância ou no início da adolescência. Tais condutas não são preditoras de uma orientação homossexual definitiva, mas sim uma forma de experimentar a sexualidade.

6) Analise as proposições abaixo sobre as questões relacionadas às habilidades do recém-nascido:

A) Existem os reflexos que são considerados adaptativos, sendo essenciais á nossa sobrevivência e que vão desaparecendo ao longo deste 1º ano de vida.

B) Os neonatos são capazes de ouvir sons na velocidade das freqüências que são audíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com