TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOLESCENCIA E SEU SIGNIFICADO EVOLUTIVO

Por:   •  10/2/2017  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA - ESAMAZ

WENY BRENA MELO SOUZA

ADOLESCÊNCIA E SEU SIGNIFICADO EVOLUTIVO

Belém

2016

WENY BRENA MELO SOUZA

ADOLESCÊNCIA E SEU SIGNIFICADO EVOLUTIVO

Trabalho apresentado a Escola Superior da Amazônia visando à obtenção de média, referente à disciplina Psicologia do Desenvolvimento, ministrada pela Profa Eline Ferreira.

Belém, 17 de Maio  de 2016.

RESUMO

Entende-se que a adolescência é um estágio do desenvolvimento, dado como o período entre a infância que deixamos pra trás e começa a despertar vagamente um novo adulto que se vai converter. Esta etapa acontece por volta dos 12 ou 13 anos até aproximadamente os 20 anos de idade, neste longo período o indivíduo passa por diversas mudanças em seu desenvolvimento nos níveis: Fisiológico: onde o corpo do individuo cresce e as funções reprodutivas mudam como quando, por exemplo, se inicia a puberdade, as mudanças hormonais e maturidade sexual; Cognitivo: onde o individuo passa por uma crise de personalidade, visto como um momento turbulento e atormentado já que o próprio pensamento é alvo de reflexão causando assim um drama pessoal, e, Social: onde se distanciam os comportamentos de uma criança e passa a se cobrar atitudes competentes para assumir o papel de um adulto.

O desenvolvimento da personalidade, que acontece nessa fase da vida, depende do meio social e cultural onde se vive, cada cultura varia de nação para nação e esta apontará como esse indivíduo deve assumir seu papel socialmente, entretanto não foi sempre que o adolescente teve seu significado social, tampouco a adolescência era percebida como um estágio de desenvolvimento do indivíduo. Em outro momento histórico tal qual a conhecemos no ocidente, onde se tinham responsabilidades adultas, então, logo se comportavam como tal, incorporando o adolescente ao status de adulto.  Até o final do século XIX as crianças compunham o mundo do trabalho, a maioria com idades muito precoce, poucos faziam parte do sistema educacional e os que faziam não permaneciam por muito tempo. A revolução industrial muda esse quadro, pois os estudos passam a ser mais importantes. Em decorrência, diversos países foram adotando a escolaridade obrigatória que foi se prolongando até chegar à atualidade.

Este contexto fez com que o status de adulto sofresse um atraso relevante, formando como consequência uma nova cultura adolescente, onde, por exemplo, uns se sentem membros de um grupo pela característica de estarem no sistema de ensino e outros por estarem em um contexto de aprendizagem profissional, formando assim determinados grupos de iguais, com características e traços de adolescentes ocidentais e seu papel evolutivo.

Palavras-chave: Adolescência. Desenvolvimento. Cultura. Indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com