TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescencia

Ensaios: Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 2

ADOLESCÊNCIA, QUE BICHO É ESSE?

Na adolescência, o individuo se vê obrigado a assistir e sofrer passivamente toda uma serie de transformações que ocorrem em seu corpo e em seu ego. Ele vive neste momento uma perda do seu corpo infantil. Querendo ou não é levado a ocupar um novo corpo e experimentar uma nova mente. Uma transformação tão desejada por um lado e por outro, vivida como uma ameaça uma invasão (OUTEIRAL, 1994).

Como consequência desta configuração subjetiva o adolescente desenvolve defesas para aliviar seu peso emocional. Estas características defensivas podem não ser necessariamente patológicas quando intrínsecas ao período de desenvolvimento, mas podem adquirir este caráter quando o adolescente é impedido de elaborar angustias e fantasias inerentes a esse momento (TANIS, 2009).

O adolescente busca um refúgio em seu mundo interno, havendo momentos de concretização defensiva do pensamento. Isso pode ser observado quando começamos a conversar com um adolescente sobre um assunto que causa ansiedade no mesmo, e ele parece não compreender o que e dito, pois as palavras parecem coisas concretas.

A adolescência é o momento de deixar para trás a criança idealizada pelos pais.

A identidade e a individualidade, somente podem ser adquiridas através da renúncia a dependência da infância para alcançar a dependência adulta. Isso obriga os adolescentes também a fazer um luto pelos pais infantis, que por sua vez resistem a se desprender de seus filhos.

E como ele disse-se a si próprio “me opondo a meus pais, descubro-me como alguém com uma identidade própria e não depende deles” (OUTEIRAL, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com