TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALARME

Artigo: ALARME. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Artigo  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 8

ANSIEDADE

Ansiedade é uma emoção caracterizada por desconforto físico e psicológico, por uma expectativa apreensiva em relação ao futuro. É uma tentativa de preencher o espaço de tempo entre o momento presente e o futuro mediante hipóteses como uma antecipação do futuro. Enquanto o medo é uma reação de defesa diante de perigos reais ou externos, no entanto a ansiedade produz a mesma reação, porem o perigo inexiste é desproporcional à intensidade da reação.

Podemos identificar a ansiedade de diversas formas como: aflições, angustias, perturbações do espírito que causada pela incerteza. Entretanto podemos entender a ansiedade como um fenômeno que dependendo das circunstancias ou da intensidade pode nos prejudicar ou ate mesmo nos beneficiar.

A ansiedade estimula o individuoa entrar em ação, porem em excesso faz exatamente o contrario impedindo reações relacionadas ao funcionamento do corpo.

Causas da Ansiedade

A ansiedade poderia ter uma origem genética, ou seja, a pessoa herda de seus ancestrais uma pré-disposição para ter esses sintomas. “Nesses casos as manifestações podem ser bastante precoces, sendo a pessoa desde cedo uma criança agitada, às vezes hiperativa, que chora com facilidade e às vezes até com dificuldade de dormir”. A ansiedade precoce também pode se manifestar com a avidez de mamar e numa postura mais teimosa e possessiva ainda quando criança.

A infância carente e problemática na qual as dificuldades dos pais, mas principalmente da mãe de passar afeto e suprir as carências afetivas da criança, vão fazendo com que ela vá se sentindo insegura, exposta e vai gravandoum sentimento de que coisas ruins e sensações negativas podem acontecer a qualquer momento.

Uma das dificuldades é incorporar fatos e intercorrências novas ou desconhecidas. Como por exemplo: "O velho ou conhecido sempre traz a sensação de segurança e controle. O novo, por sua vez, tem a capacidade de potencializar a sensação de medo no sentido de que algo ruim ou perigoso pode vir a acontecer”.

Traumas de infância, grandes sustos, perdas afetivas ou mesmo materiais também podem desencadear quadros ansiosos importantes, mas não chegariam a ser causas específicas. A tentativa de se livrar deste mundo de sensações e sentimentos, que tenha características desequilibradas, desajustadas, são causadoras dos transtornos Obsessivo Compulsivo, Ansioso, Hipocondríaco, Histérico e Fóbico.

Sintomas da Ansiedade

O grande sintoma de características psicológicas mostra a interseção entre o físico e psíquico, uma vez que apresentam os sintomas físicos como taquicardia (coração acelerado), tremores, tensão muscular, aumento das secreções (urinárias e fecais). Toda essa excitação acontece decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado noradrenalina que é produzida nas glândulas supra-renais, lócus cerúleos e núcleo amigdalóid.

Os transtornos da ansiedade têm sintomas comuns e intensa é aquela ansiedade normal do dia a dia. Elas aparecem como:

• Sensações de sufocamento e falta de ar

• Coração acelerado

• Palpitações

• Dor no peito

• Nó na garganta e dificuldades para engolir

• Sudações

• Agitações ou tremores

• Dor no pescoço e ombros com dormência na face

• Indigestão, azia, abstipação, e diarréia

• Sintomas de infecção do trato urinário

• Fraqueza nos braços e formigamento nas mãos

• Choque elétrico em qualquer parte do corpo

• Insônia

• Medo de morrer ou perder o controle

• Aumento da pressão e sentimentos suicidas

• Agressão, dor nos olhos

• Sensação de ter uma faixa apertada em volta da cabeça

• Alucinações, dores de cabeça, entre outros.

Como controlar a Ansiedade

Um dos tratamentos são técnicas de relaxamento que levam ao controle das atividades do organismo como meditação e ioga. Outras medidas para um o sono saudável são as atividades prazerosas que também funcionam, existem também as terapias: cognitiva, comportamental e a interpessoal.

Segundo a psicólogaLeila Salomão, em uma entrevista ao site terra em agosto de dois mil e doze;ela afirma que são comprovadas cientificamente que os altos índices de melhora dos sintomas veem através das terapias tradicionais que podem indiretamente melhorar a ansiedade por meio do autoconhecimento, porem são pouco usadas devido ao longo prazo de tratamento. Também existem medicamentos comprovadamente eficazes no tratamento dos transtornos de ansiedade, principalmente os antidepressivos e os ansiolíticos, porem são recomendado somente em casos mais avançados.

Alimentos que combatem a ansiedade

A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções que reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno?

Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os sete alimentos campeões para aquietar a mente.

Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com