TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alarme De Abertura

Monografias: Alarme De Abertura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO ANCHIETA

ALARME DE ABERTURA

COLÉGIO ANCHIETA

São Bernardo do Campo

2014

ALARME DE ABERTURA

Traba

Trabalho de conclusão de curso técnico em eletrônica do Colégio Anchieta, realizado sob orientação do prof. Carlos.

COLÉGIO ANCHIETA

São Bernardo do Campo

2014

Agradecimentos

Agradecemos a colaboração dos professores, em especial Carlos, que esteve plenamente envolvido no desenvolvimento de nosso projeto nos auxiliando na montagem da placa e funcionamento dos componentes.

Agradecemos também a colaboração dos professores Raimundo e Edimundo, que carinhosamente nos forneceram suas aulas em função do término do projeto.

Sumário

Agradecimentos 3

Introdução 5

Funcionamento Geral 6

Diagrama Elétrico 4

Circuito Integrado CMOS 4093 5

Planilha de Custos e Componentes 6

Detalhes do Funcionamento............................................................................................................7

Conclusão........................................................................................................................................8

Bibliografia....................................................................................................................................10

Introdução

É preciso se prevenir quando se trata de segurança. A segurança das pessoas não tem preço e com a bandidagem cada dia mais violenta e sem escrúpulos, um dispositivo eletrônico por mais simples que possa parecer ajuda muito na hora que alguma coisa errada está acontecendo ou prestes a acontecer.

O circuito proposto avisa que quando uma porta ou uma janela for aberta, um sinal sonoro irá disparar com uma potencia suficiente para ouvi-lo, assim dá tempo de tomar alguma atitude, mesmo que seja a de fugir do ambiente, afinal, bens podem ser obtidos novamente, mas a violência durante um assalto causa traumas que podem durar por muito tempo.

Funcionamento Geral

A base do projeto é um circuito integrado CMOS 4093 com 4 Portas Nand Schmitt Trigger, esse circuito integrado pode ser alimentado com tensão de 3 a 15 volts, nesse circuito usaremos 12 volts devido a facilidade, já que existem muitas baterias e fontes prontas com 12 volts.

Em nosso projeto o sensor de abertura é um sensor Reed switch do tipo normalmente aberto, esse sensor deve ser colocado perto da porta, e por ser eletromagnético, um imã tem de ser instalado na porta ou janela, fazendo com que ao abrir, o imã gere um campo eletromagnético e acione o sensor, disparando o buzzer.

O sensor Reed switch pode ser substituído por uma chave de pressão do tipo normalmente fechada, essa chave deve ser colocada na estrutura da porta ou da janela de forma que CH1 permaneça no estado aberto, ou seja, chave desligada.

Nada impede de serem colocadas várias chaves iguais ou Reed switch em série, assim com apenas um circuito proteger várias portas ou janelas.

Diagrama Elétrico

Circuito Integrado CMOS 4093

Detalhes do funcionamento

Quando a porta ou janela for aberta (quando sensor Reed switch passa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com