TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE CISNE NEGRO

Por:   •  31/10/2016  •  Resenha  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

Bruna Diminchuc Monteiro

Gabrielle Martins Costa

8º semestre – noturno.

TEMAS DE PSICANÁLISE II

Análise do filme “Cisne Negro”.

1. Para você, as relações entre Nina e sua mãe facilitou a eclosão da psicose na personagem? Em caso afirmativo, cite pelo menos 2 passagens do filme que mostram isso.

R.: Sim. Em nossa opinião Erica, mãe de Nina, não é inteiramente responsável pela psicose da personagem, mas acreditamos que ela tenha facilitado o desabrochamento do mesmo. Durante todo o roteiro o pai da personagem não é mencionado em nenhum momento, fazendo com que desde o início se torne possível perceber que o mistério do filme se concentra na relação misteriosa entre Nina e sua mãe. Totalmente reprimida e retraída, Nina aceita masoquistamente a obsessão de Erica, que não a deixa crescer, vivendo toda a sua vida sendo controlada como se ainda fosse uma criança, em prol de um sonho de bailarina que talvez não seja seu, mas sim de sua mãe. Podemos encontrar esses fatos nas cenas em que Erica controla todos os passos de Nina fora e dentro de sua casa, onde a personagem principal não possui privacidade nem dentro de seu quarto, tendo que colocar um pedaço de madeira para fechar a porta, e quem sabe assim, conseguir ficar sozinha. Erica demonstra uma tristeza e infelicidade muito grande, sendo extremista em pequenas ocasiões, como quando Nina não quis comer um pedaço de bolo por estar se sentindo mal, e a mãe ameaçou jogar o bolo inteiro no lixo. Outro exemplo é quando Erica diz a sua filha que deixou de viver seu sonho para cria-la, dando a entender que Nina tinha a obrigação de ser tudo aquilo que Erica gostaria que ela fosse, tendo que deixar de lado todas as suas vontades e sonhos, para que assim o “sacrifício” de sua mãe não tenha sido em vão, alimentando cada vez mais essa relação doentia e de enorme dependência, entre mãe e filha.

2. Comente a seguinte afirmação: “A PSICOSE É O RESULTADO DE UM ATAQUE CONTRA AS LIGAÇÕES” (Bleandonu, 1992, p. 126). Cite pelo menos uma passagem do filme em que a psicose de Nina se faz presente.

R.: A afirmação se refere as funções alfa e beta da teoria de Bion, que diz respeito a consciência de si e da posição depressiva. A psicose de Nina se faz presente em diversas cenas do filme, como quando ela vê seu próprio reflexo no espelho se coçando, enquanto para ela, na realidade, não está. Outras cenas apresentam índice de psicose, como quando, mais uma vez, a personagem se enxerga fora de seu próprio corpo, no momento em que está se tocando e tomando banho na banheira ou quando ela alucina que ela mesma está se dando prazer, projetando em seguida seu próprio eu na Lily. Nina ao se ver “fora de si”, demonstra como se o outro lado de sua personalidade não fosse integrado dentro de si mesma, e estivesse perdida em algum lugar que ela não consegue encontrar e, para conseguir interpretar o Cisne Negro, a personagem precisa encontrar esse seu outro lado que está totalmente ligado aos seus instintos. Conforme esse encontro vai acontecendo Nina passa a se sentir culpada pelo ódio que começa a surgir por sua mãe, sentimento esse que antes escondido, vem à tona de uma forma insuportável, tornando-a confusa e dividindo sua consciência ao meio, anunciando nas cenas de revolta com Erica e nas cenas de alucinações que Nina passou a possuir duas identidades o “Cisne Branco e o Cisne Negro”.

3. Comente a respeito da função alfa e cite uma passagem do filme em que é evidente sua falha.

R.: Segundo Bion, a função alfa é a capacidade de transformação dos elementos beta (sensações e experiências emocionais primitivas) em elementos alfa, ou seja, é um processo que possibilita a formação dos pensamentos através de experiências emocionais. Quando um indivíduo não consegue transformar sua experiência emocional em elementos alfa, não será capaz de sonhar. A função alfa gera os elementos alfas, que são os anunciantes das memórias dos pensamentos e de desejos privados e oníricos. Quando a capacidade de superação do ego for maior do que as frustrações, desenvolve-se um aparelho psíquico capaz de pensar de forma saudável denominando, essa característica de integração entre as sensações dos sentidos com as emoções, de função alfa. Mas se a frustração e o ódio forem maior do que a superação do ego, Bion nomeia de Elementos Beta. Esses elementos se formam de uma maneira doentia, fazendo com que o sujeito não seja capaz de separar o consciente do inconsciente e fantasia da realidade. Podemos perceber esse fato na cena em que Nina chega em seu camarim e alucina que Lily está se arrumando no mesmo, para roubar sua apresentação no espetáculo, então na visão de Nina as duas começam a brigar, e então Nina acredita ter matado Lily com um pedaço de vidro do espelho quebrado durante a briga, em seu camarim. A personagem não percebe que aquilo não passa de uma alucinação e que na verdade não é a Lily sentada em seu camarim, mas sim a parte perdida de sua personalidade e com isso ela acaba enfiando o vidro em seu próprio abdômen e se mata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com