TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE FILME NELL

Por:   •  4/12/2015  •  Dissertação  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  1.200 Visualizações

Página 1 de 7

Analise do Filme “Nell”

O Filme “Nell” conta a historia de uma mulher de 30 anos, que viveu durante todos esses anos em uma floresta, isolada de todo e qualquer tipo de civilização, apenas com sua mãe. Com base no filme é possível analisarmos a historia de vida de Nell com base nas ideias sócio culturais de Vygotksky, de que o ser humano se desenvolve a partir de sua relação com o meio e de como a linguagem é importante para o desenvolvimento de um pensamento que permitira o desenvolvimento da fala, lembrando que essa fala é a primeira representação simbólica.

Vygotsky defende a ideia de que o ser humano se desenvolve a partir de sua relação com o meio, nesse sentido é a aprendizagem que vai proporcionar o desenvolvimento do individuo, passamos então a nos desenvolver através da cultura, o movimento do desenvolvimento humano vai do social para o individual. Vygotsky constatou que crianças nascem com poucas funções elementares, que são transformadas com o passar dos tempos em funções superiores, como por exemplo, a memória da criança é limitada por uma restrição biológica, porém cada cultura ira provê de ferramentas de adaptação intelectuais a fim de que ela se desenvolva da maneira mais adaptativa possível (ZANELLA, 1994). Aos poucos incorporamos e aprendemos a lidar com as coisas a nossa volta (intersubjetivo), e a partir daí temos então o plano intrasubjetivo, ou seja, vai de dentro para fora, assim, na medida em que o individuo convive com a sociedade ela cria uma forma de compensação proporcionando a ele a capacidade de se desenvolver cognitivamente. Essa cognição é herdada socioculturamente e afetada pela crença que é passada ao individuo por meio dessa cultura (VYGOTSKY, 2000). Nell vive durante anos apenas na companhia de sua mãe, que possuía um lado da face paralisado (o que pode dificultar a expressão de sua fala, e consequentemente o aprendizado do que é ensinado a filha), ela adquiri todo e qualquer ensinamento com a mesma, isto se diferencia da zona de desenvolvimento proximal descrito por Vygotsky, uma vez que esse pré- aprendizado é feito por uma única pessoa, sem que houvesse a interação desta criança com outras pessoas, com uma sociedade. Desta forma não há qualquer relação social externa (cultura) que possa fornecer a Nell condições de desenvolver-se em sua fala e outros aspectos.

Tendo claro tudo que acabamos de dizer é importante lembrarmos, de alguns conceitos essenciais para o desenvolvimento segundo Vygotsky como: a Zona de desenvolvimento proximal, a importância do brincar, a imaginação (simbolização), e a linguagem.

Ele ressalta que o desenvolvimento humano, e as “descobertas importantes” que a criança faz sobre o novo não resulta de explorações solitárias, mas sim da cooperação e ajuda de um outro mais experiente, com orientações verbais e indicações do que e como se pode realizar tal atividade. Vygotsky denominou então zona de desenvolvimento proximal o distanciamento entre aquilo que o individuo pode realizar de forma independente (desenvolvimento real), e aquilo que ele pode fazer quando é orientado e encorajado por um outro mais habilidoso (desenvolvimento potencial). Nesta fase se espera um crescimento cognitivo da criança, isto porque entendemos que aprendizagem desta inicia-se muito antes da fase escolar, esse aprendizado pré- escolar (interação com os pais) permite a criança internalizar essas técnicas de solução que são ensinadas, afim de que se possa resolver problemas semelhantes sozinha (VYGOTSKY, 2000). Fica claro ao analisarmos o caso de não que a mesma não apresenta uma dificuldade cognitiva, mas que apenas não foi possível desenvolve- lá já que, não havia uma interação da mesma com um meio social que a proporciona-se o desafio de pensar e enfrentar novos aprendizados, e que passou então a ser desenvolvido após sua interação com os médicos e com a sociedade (cultura), tudo isto é notório se analisarmos que Nell ainda que com dificuldade na fala foi capaz de se colocar (opinião própria) perante o tribunal.

É no brinquedo, no brincar, que a criança entra em contato e aprende a controlar seus desejos, a satisfação de suas necessidades, a ter o auto controle, ela lida com a possibilidade de assumir papeis sociais, de seguir regras e etc. É comum que a criança seja cheia de desejos não possíveis de serem realizados de imediato, nesse momento surge o brinquedo com a característica de suprir e de certo modo realizar esses desejos imediatos. É no brincar que a criança renuncia seus desejos imediatos e passa a se subordinar as regras do jogo, este é o primeiro contato da criança com o aprendizado das regras, regras essas que serão utilizadas de uma maneira mais eficaz em outros ambientes e contextos. O brincar também permitira a criança criar situações imaginarias, neste momento temos a simbolização, a criança age não mais somente pela real situação, mas também pelo significado dela (VYGOTSKY, 2000). O brincar proporciona a Nell um mundo de imaginação, simbolização, como meio de satisfazer, por exemplo, a necessidade em ter a irmã por perto (já falecida), assim como o de assumir papeis (papel de irmã) claro nas cenas em que Nell aparece brincando no lago e se imagina brincando com a irmã.

Na cidade, tudo é novo a Nell, ela passa a realizar imitações, Vygotsky ressaltou a importância da imitação no processo de aprendizagem inicial, isto porque, ela é facilitadora dos processos de internalização, assim a imitação não é apenas um processo mecânico, ela facilita o aprendizado da criança, como nos casos em que através da imitação Nell passa a falar palavras mais completas e que podem ser compreendidas por ela e os demais.

Para finalizar não podemos deixar de falar do importante papel da linguagem no âmbito de desenvolvimento da criança. A criança já nasce em um meio social em que em que toda atividade humana é mediada pela linguagem. É comum vermos crianças falando sozinhas, isto denomina-se a fala interior, ela vem como meio de organizar o pensamento da criança. Durante a interação entre a criança e a sociedade, essa fala interior e seu pensamento se desenvolvem gerando assim a fala socializada. Apesar de não dominar a linguagem como sistema simbólico: signos (social/coletivo, construídos culturalmente) e símbolos (Individual, a forma como eu vejo, de acordo com o que foi ensinado pela minha cultura) a criança já utiliza a linguagem em forma de desenhos, gestos, imitações, e até no jogo. Com isso podemos dizer que o convívio com membros de uma cultura que já dispõem de uma linguagem estruturada é o que vai provocar um salto para este pensamento verbal do individuo (VYGOTSKY, 2000). Com isso retomarmos os conceitos de Vygotsky um ponto primordial para o desenvolvimento do pensamento é a linguagem, é a partir da fala interior e a interação com o social que torna-se possível a organização do pensamento verbal e consequentemente a fala social e seus significados, isto fica claro ao analisarmos as primeiras cenas do filme, em que vemos Nell gritar de forma assustada ao se deparar com outro ser humano, e principalmente porque não compreender sua fala, isso faz menção sobre o que disse Vygotsky: “Apesar de não dominar a linguagem como sistema simbólico a criança já utiliza a linguagem de uma forma verbal”, como por exemplo, as expressões emocionais, como o choro, o grito, e outros mais. O fato de nunca ter entrado em contato com o mundo e com pessoas além da floresta, faz com que sua fala ainda seja interna, de certa forma, sua fala ainda é como a de uma criança muito pequena, palavras com sentido e compreensão apenas a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com