TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FILME NELL

Por:   •  22/8/2018  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE

Nell, protagonista do filme, uma mulher totalmente isolada de uma sociedade cívica, enfrenta ao longo da trama a luta para o desenvolvimento da linguística. Ela tinha uma mãe e uma irmã, que faleceram por complicações de saúde, após sua mãe, antes do seu nascimento, escolher conviver escondida da comunidade, afastando de recursos que havia apenas na zona de convívio social.

Ao descobrirem a existência de uma mulher “selvagem”, os médicos discutiram o desenvolvimento do raciocínio e comunicação de Nell, no qual distinguiria a capacidade de convivência antes de inseri-la em uma civilização. A Psicóloga observa que ela adquiriu uma linguagem própria com o convívio com a mãe, mas em sua linguagem não havia expressão faciais, devido à paralisia fácil que sua mãe possuía. Assim, Nell reproduzia as mesmas dificuldades que a mãe tinha para falar, mesmo não tendo paralisia facial.

Nesse sentido, pode ser comprovada a teoria linguística da aquisição. No filme, observa-se a importância de compartilhar um código para que seja eficaz a comunicação entre os falantes. A linguagem de Nell é decisiva nos acontecimentos apresentados no filme. Entretanto, à medida que aconteciam as interações, ela passa a acumular conhecimentos linguísticos, ampliando seu léxico, restrito até então por ter se comunicado apenas com sua mãe.

 Outra questão apresentada no filme é a não civilização de Nell, um comportamento distinto e uma falta de sociabilidade; enfim, ela não possuía os requisitos padronizados para se viver em sociedade. Deve-se considerar, no entanto, na cultura ou acultura que ela possuía como: cuidar do corpo da mãe já morta, o retorno ao local onde sua irmã estava sepultada e os banhos de rio à noite. Esses hábitos sugerem o condicionamento social vigente por algumas insensibilidades sociais, mas, mesmo isolada, mantinha a tradição cultural de um grupo, adquiridos por sua mãe, não sendo, portanto, uma selvagem. No desenrolar da trama, evidencia-se uma forma de comunicação maior, universal, a linguagem humana que envolve todos os sentimentos e tudo que está em torno do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com